Chama crioula regionalizada
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
segunda, 12 de julho de 2021

Quem é o presidente do MTG – Eleito dia 26 de junho, para comandar o MTG no cargo de presidente, Manoelito Savaris estará à frente da entidade até a próxima eleição, no início de 2022. Savaris é oficial da Brigada Militar e bacharel em História, casado com Odila Paese Savaris, que é grande colaboradora e profunda conhecedora da cultura gaúcha. Natural de Casca, Savaris tem uma longa trajetória dentro do Movimento Tradicionalista, foi patrão de entidades em Caxias do Sul, coordenador da 25ª Região, vice-presidente de administração do MTG, e por sete anos presidente do MTG. Além disso, foi presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha. Manoelito Savaris é autor de vários livros, entre eles, “Rio Grande do Sul: História e Identidade”. 

Chama crioula 2021 – Devido ao período crítico que estamos vivendo, o MTG fará a geração e distribuição da chama crioula de forma regionalizada. Existem no Estado do Rio Grande do Sul 30 Regiões Tradicionalistas, devendo cada uma delas escolher um local para gerar e distribuir a chama dentro de seu território. Seguindo uma programação que determina os locais de acendimento para os próximos 30 anos, iniciada em Iraí, em 2020, a geração da chama crioula deveria ter acontecido em Canguçu, no Sul do Estado, sendo transferido para este ano, o que também não acontecerá, postergando-se mais uma vez para possivelmente realizar o acendimento estadual em 2022. 

Chama crioula regionalizada – A 28ª Região Tradicionalista decidiu fazer a geração e distribuição da chama crioula em Frederico Westphalen, por dois motivos. O primeiro é pela localização geográfica, tendo em vista que o município centraliza os demais que participarão do evento, o que facilitará o deslocamento das cavalgadas que vierem buscar a chama. Outro motivo é histórico, pois a geração e distribuição será realizada em frente à Catedral Santo Antônio, símbolo religioso e de aglutinação comunitária de todo o povo envolvido no tradicionalismo. 

CTG Rodeio da Querência – O CTG Rodeio da Querência continua recebendo as anuidades, que nos anos anteriores eram pagas até o mês de junho, data de aniversário de sua fundação. Tradicionalmente acontecia o jantar-fandango do associado, que já pelo segundo ano consecutivo não acontece. Mesmo assim, os associados precisam lembrar de quitar a sua anuidade junto à tesouraria, pois as despesas fixas do CTG continuam. O tesoureiro da entidade disponibilizou uma conta no Sicredi, e a anuidade, reduzida em seu valor para R$ 150, pode ser quitada por transferência via PIX. 

Departamento Jovem – Nos últimos dias, a 28ª Região Tradicionalista teve a grata satisfação de ver incluída na diretoria do Departamento Jovem Central do MTG Estadual, Karoline Paola Teixeira Cocco, uma jovem prenda, que desde a primeira infância participou de seu CTG, o Sentinela da Coxilha, de Caiçara. Ela assumiu o cargo de assessora de Mídias Digitais do Departamento Jovem Central. 

60 anos da Carta de Princípios – O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) divulgou orientações referentes aos trabalhos que serão desenvolvidos para celebrar o Aniversário de 60 anos da Carta de Princípios. As comemorações oficiais acontecerão de 19 a 25 de julho de 2021, com a realização de uma série de atividades, envolvendo todas as esferas e departamentos do MTG, como o 2º Fórum Tradicionalista e o Seminário de Cultura e Integração.
 

Fonte: