Ecos da tradição
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 04 de julho de 2025

NOVA GESTÃO DE PRENDAS E PEÕES I – A chuva intermitente do sábado, que teimou em cair o dia inteiro, não impediu um grande público no jantar fandango promovido pelo CTG Tropeiros do Cristal, na simpática cidade de Cristal do Sul. Já passava da meia noite de sábado, quando finalmente foi anunciado o resultado de dois dias de provas escritas e práticas, que mediram por diversos vieses os conhecimentos tradicionalistas dos jovens e adolescentes que se candidataram na busca de um título regional, e muito mais que isso, se colocaram a disposição para trabalhar em prol das 17 entidades da 28ª Região Tradicionalista.

 

NOVA GESTÃO DE PRENDAS E PEÕES II – O resultado de muito estudo, dedicação, renúncias, investimento de tempo e também financeiro, foi conhecido pelos CTGs presentes, arrancando aplausos e votos de um bom trabalho. A nova Gestão de Peões e Prendas da 28ª Região Tradicionalista, para 2025/2026, ficou assim composta:

1º Piá Farroupilha:     Nicolas Queiroz Freitas – CTG Estância dos Carreteiros - Palmitinho

1º Guri Farroupilha:    Enzo Luigi Albarello Souza – CTG Estância dos Carreteiros - Palmitinho

2º Guri Farroupilha:    Nathanael Felipe Razia Tur – CTG Rodeio da Querência – Frederico Westphalen

3º Guri Farroupilha:    Enzo Gabriel Dalla Costa – CTG Querência do Cristal - Planalto

1ª Prenda Mirim:         Julia Fritzen da Silva – CTG Rodeio da Querência - Frederico Westphalen

2ª Prenda Mirim:         Estella Souza Albarello – CTG Estância dos Carreteiros

3ª Prenda Mirim:         Luma Hoelscher Berlatto – CTG Rancho Xucro

1ª Prenda Juvenil:       Gabriela Triz Dutra – CTG Rancho Xucro – Ametista do Sul

2ª Prenda Juvenil:       Livia Cristina Gomes Zenaro - CTG Estância dos Carreteiros - Palmitinho

3ª Prenda Juvenil:       Mykaella Dagueres dos Santos – CTG Rodeio da Querência - Frederico Westphalen

1ª Prenda:        Karoline Paola Teixeira Cocco – CTG Sentinela da Coxilha - Caiçara

2ª Prenda:       Laura Eloize de Souza da Cruz – CTG Tropeiros de Cristal – Cristal do Sul

 

COLEGIADO SETORIAL – Segunda-feira, dia 23 de junho foi instituído o Colegiado Setorial de Folclore e Tradição Gaúcha, o 13º Colegiado da Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC. Foram eleitos representantes da sociedade civil para um mandato de dois anos, durante a Assembleia Temática que ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. O secretário Eduardo Loureiro anunciou que pela primeira vez as 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul receberão recursos para organizar as festividades e a condução da Chama Crioula na Semana Farroupilha. A criação desse colegiado e o fomento às RTs constituem parte da política de valorização da cultura gaúcha, promovendo o diálogo entre o Poder público e o tradicionalismo gaúcho.

 

LUTO – Um grande ícone da música regional nos deixou na última segunda-feria, 30 de junho . Mary Terezinha , faleceu aos 79 anos, no meio da tarde, em casa, em Porto Alegre. Na sua trajetória de sucesso, Mary Terezinha brilhou como acordeonista e companheira de Teixeirinha, participando de 12 filmes e de inúmeros discos, que na época, eram gravados em vinil. Por problemas de saúde, Mery Terezinha estava afastada nos últimos anos, porém recordava com emoção e muita gratidão o caminho de sucesso trilhado ao lado do eterno Teixeirinha.

Fonte: