Rodeio Crioulo Interestadual de FW
*Os textos/artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
terça, 16 de abril de 2024

XXIV Rodeio Crioulo Interestadual – A farta programação do Rodeio Crioulo promovido pelo CTG Rodeio da Querência, de 18 a 21 de abril, na sua área campeira, ganhará ainda mais motivos para a participação da comunidade tradicionalista, com o incremento de mais atividades no domingo. A programação do Rodeio, que inicia na sexta-feira, dia 18, tem como atração no domingo pela manhã às 7h 30min, a recuperação das armadas do Quarteto, (uma continuidade das disputas do sábado). Paralelamente ao que estiver acontecendo na pista de laço principal, às 9 horas, as crianças iniciarão a disputa na modalidade Vaca Parada. Simultaneamente, neste mesmo horário, inicia uma grande mateada em comemoração ao Dia do Chimarrão e um ensaio aberto das invernadas artísticas. Ao meio dia, será a vez de comemorar o Dia do Churrasco, o qual estará sendo servido no almoço. A tarde da campeira continua com as finais do Laço na pista de rodeio e uma matinê fandangueira no pavilhão do CTG, com animação do Gaitaço do Tibola.

Circuito de Oficinas – Sucesso em 2023, o 2º Circuito de Oficinas da 28ª RT, promovido pelo Departamento Cultural - Pesquisa, Formação Tradicionalista e Aperfeiçoamento inicia hoje, 13, com o Módulo I. O anfitrião é o CTG Estância dos Carreteiros de Palmitinho. Neste módulo, será trabalhada a Literatura do Rio Grande do Sul: Contos e Lendas Gauchescas. Salientamos que o Circuito será desenvolvido em 5 Módulos durante este ano, e no último, será realizada uma Oficina especial, com um reconhecimento àqueles tradicionalistas que obtiveram maior frequência nas atividades propostas pelo Departamento. O Circuito de Oficinas é destinado a toda comunidade tradicionalista, independente de idade.

98ª Convenção Tradicionalista – No fim de semana que passou cinco representantes da Coordenadoria da 28ª Região Tradicionalista participaram da Convenção Tradicionalista em Soledade. Diversas proposições inscritas foram discutidas e avaliadas, algumas aprovadas, outras, não passaram no crivo dos convencionais. Foi um final de semana muito profícuo, que trará melhoras em muitos aspectos, principalmente no Enart e nas próximas eleições.

Tema da Semana Farroupilha/2024: O tema de 2024, merecidamente é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. Durante sua notável carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do Estado. Trata-se de um artista de suma relevância, cujo legado contribui para o fortalecimento e promoção da cultura e das tradições gaúchas.

Chamada pública – A canção que abrilhantará a Semana Farroupilha desse ano, que cantará o Centenário de Jayme Caetano Braun já está inscrita, e será brevemente divulgada, entre várias composições. Poetas e compositores tinham até o dia 10 de abril para enviar suas composições para a Comissão Estadual dos Festejos. A música vencedora não receberá prêmio em dinheiro, sendo que os direitos autorais estão especificados no formulário de inscrição. A escolha da canção será feita por uma comissão formada por membros da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2024. O resultado será divulgado no dia 23 de abril de 2024, no site da Secretaria de Estado da Cultura.

Minuano CTG – Mesmo com a sua sede social completamente destelhada por um temporal, o Minuano CTG continua em atividade normal, utilizando outros locais, enquanto o espaço destruído não seja completamente recuperado. Hoje, 13 de abril, a partir das 20 horas, acontece um Jantar Fandango, tendo como local o Pavilhão da Vila Operária. A noite estará plena de atividades, pois, após o jantar, haverá apresentação das invernadas artísticas do CTG, seguida de Posse da Patronagem e após, fandango com Jarbas Moraes e Grupo Eco do Sapucay.

Fonte: