O Cadastro Imobiliário é um processo da gestão pública que possibilita analisar e comprovar os imóveis urbanos de um município. Para esse cadastro são utilizadas informações como a identificação do proprietário, as características do espaço, como área territorial, lote, entre outras.
Esse cadastro é responsável por uma das receitas mais importantes do município, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além de ser uma das maiores receitas, é uma das poucas que ficam 100% no município. Assim, manter um cadastro imobiliário atualizado pode garantir um melhor desempenho das receitas municipais. Ele não se resume apenas na receita de IPTU, pois as transações comerciais de imóveis também contribuem por meio do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Atualizações devem ser realizadas anualmente
Cada município possui no seu Código Tributário as diretrizes que regem este processo e, além disso, o indicado é realizar uma análise anualmente de como estão estes cadastros e como estão os controles de novos imóveis no município.
Sistema contribui para melhor assertiva nas ações da gestão pública
O Sistema da Digifred, além de permitir uma rápida e fácil visualização do cadastro do imóvel e suas características, permite o anexo de imagens e a gravação de dados antigos do imóvel. Ele possui ainda a funcionalidade de exportação e importação de dados, dando autonomia na integração de empresas especializadas do ramo de recadastramento por georreferenciamento.
Com uma ferramenta adequada é possível planejar a área urbana, loteamentos e localização de indústrias. Sendo assim o poder de decisão de um município de onde instalar uma escola, um posto de saúde ou uma área de lazer passa a ser mais assertivo.