As escolhas da vida
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quarta, 31 de agosto de 2022

Uma boa leitura é uma satisfação pois boas palavras e ideias melhoram a mente e também alimentam a alma. Hoje trago um pouco do que está nos livros de Deepak Chopra, médico indiano, com atuação na Inglaterra, Prêmio Nobel de Física em 1998 e radicado nos EUA. 
Chopra é autor de 25 livros e conhecido mundialmente por conectar a física com questões espirituais, o que o tornou conhecido pelas leis espirituais do sucesso, onde uma delas é a “Lei do Distanciamento”. Ele afirma que para usarmos esta lei em nosso favor quando estamos em busca de soluções para os problemas que surgem, precisamos desapegar do profundo envolvimento com o problema. Isto porque quando ficamos muitíssimo envolvidos com um problema, temos uma compulsão pela solução que pode sair forçada, podendo não ser a melhor solução. Ao distanciar-se é possível ficar mais alerta as muitas possibilidades que podem surgir para solução do problema e assim decidir e agir melhor, fazendo as melhores escolhas.
O autor afirma também que todo o problema representa uma semente de oportunidade para algum benefício maior. A partir do momento em que atingir essa percepção, uma série completa de possibilidades se abrirá, fato que manterá vivos o encantamento e a excitação. É preciso abandonar o apego pelo que conhecemos, pois sempre buscamos soluções dentre o que já conhecemos, sendo que o que conhecemos é sempre muito restrito, enquanto o que não conhecemos pode ter infinitas possibilidades. O brilhantismo do autor nestas pregações me parece a base da inovação, da criatividade e da ampliação do leque de soluções para uma infinidade de problemas.
Os problemas nos abrem muitas oportunidades de revisão, reorganização, reestruturação a partir de situações novas. Uma boa solução pode abrir muitos horizontes até então ignorados, ou vistos de maneira parcial. É sabido que quando se está predisposto e preparado para as soluções, ao aprendizado, as boas coisas, é possível ver bem mais nítidas as oportunidades. Esta situação, onde a oportunidade se encontra com a preparação/predisposição, que inclusive alguns chamam equivocadamente de sorte, é uma receita de sucesso!
Deus nos permite decidir por tudo o que quisermos na vida e nos deu muitos talentos. Quem não pensa assim pode acumular reclamações sobre muitas das coisas que os rodeia. Parte das pessoas em dificuldade que conhecemos se deve ao fato de não terem clareado seu propósito de vida e esta situação gera indecisões, dúvidas, insegurança, fazendo sofrer também, muitos que os cercam. É comum ver gente admirada, ou até fantasiando sobre como determinada pessoa conseguiu isso ou aquilo e/ou chegar onde chegou. A primeira lição a ser aprendida é que quando alguém tem um propósito de vida claro e se prepara para este propósito, este alguém está alinhando suas escolhas, suas atitudes e sua visão, ao propósito de vida, parecendo aos olhos dos outros que seu caminho para o sucesso pessoal e profissional foi mais fácil. 
É muito difícil alguém ser bem sucedido sem ter tido antes uma visão de futuro da sua vida alinhando as suas escolhas, a preparação e atitudes para aquele foco. É preciso se conhecer muito bem, para estabelecer um propósito de vida e uma visão de futuro. Reconhecer e reforçar os seus talentos exclusivos tornando-se cada vez mais diferenciado nos meios em que se pretende atuar, é outra necessidade. Além disso, é preciso definir bem o que você pode fazer pelo outros perguntando “como eu posso servir?”, “de que maneira eu posso auxiliar?”. Você verá muitas possibilidades de auxiliar os outros com o seu talento e a si mesmo, enquanto valor social, espiritual e consciência. 
É preciso lembrar sempre que a gratidão é uma força poderosa na vida de todas as pessoas. Auxiliar verdadeiramente a quem precisa, também é uma forma de ser grato a Deus, a sua família e à sociedade, pelo que temos de bom e as possibilidades de melhorar. A escolha é nossa, sempre!
Um abraço e até a próxima!  

Fonte: