Acidentes, é possível evitá-los?
Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
quarta, 08 de junho de 2022

Um assunto que sempre entra nas rodas de conversa e de discussão é se aquele acidente era evitável. Ou, aquelas exclamações e perguntas sobre como foi possível a ocorrência daquele acidente. Faqui de forma genérica, pois isso sempre acontece quando um acidente, ou melhor, a consequência de um acidente nos surpreende, seja pela quantidade de vidas perdidas, ou mesmo por ser uma pessoa do nosso círculo de conhecidos, ou simplesmente por não entender como determinado acidente possa ter ocorrido.
Primeiramente é preciso ter em mente que acidente ocorre de forma muito rápida. Em questão de segundos, e até milésimos de segundos, você pode ir de uma situação de relativa segurança, para a ocorrência inevitável de um acidente, seja o condutor, seja o pedestre, como vítima, e ou causador.
Porém, ao se tomar os devidos cuidados, é possível diminuir a possibilidade de ocorrência de um acidente, como também, diminuir a possibilidade de repercussão mais danosa. 
Inicialmente quero trazer alguns cuidados em relação ao pedestre. Ande sempre pela calçada, ou na lateral da pista onde não houver outra possibilidade, de frente para o fluxo. Nunca deixe crianças desacompanhados de adultos ou responsáveis. Se for caminhar durante a noite, use roupas claras ou que possuam algum item refletivo, pode inclusive ser segurado na mão e ou uma lanterna de sinalização. O importante é ser visto. Para atravessar uma rua, prefira sempre a faixa de segurança. Se não tiver faixa de segurança, atravesse sempre no trajeto mais curto, perpendicular à via, jamais de forma oblíqua.
Aos ciclistas lembrar de sempre utilizarem os equipamentos de segurança, principalmente capacete. A bicicleta deve contar com refletivos, espelho retrovisor e sinalizador sonoro (campainha). A bicicleta é considerada veículo, e deve seguir as leis de trânsito e respeitar os pedestres.
Quanto aos demais condutores, quero falar de uma série de cuidados que deverão tomar. Isso não quer dizer que não existam outros. Então vamos lá. Uma coisa muito comum de acontecer é o veículo simplesmente virar para um lado ou outro, sem sinalizar. A sinalização prévia, com antecedência é fundamental, para indicar aos demais, qual manobra você irá fazer. Isso inclui evitar paradas bruscas. Fundamental também é respeitar a sinalização, tanto de advertência, quanto de regulamentação. Isso inclui a proibição de parada e estacionamento, bem como de velocidade e de ultrapassagem. Muito cuidado e respeito aos demais usuários do trânsito.
Distância do veículo da frente e lateral. Mas como consigo medir a distância do veículo da frente, principalmente na rodovia. Tem uma técnica de definir e observar algum ponto fixo, como um poste, quando o veículo da frente passar, e contar mentalmente 2 segundos. Como forma de condicionamento mental, você pode mentalizar a expressão “mil e um, mil e dois”. É mais ou menos o tempo de 2 segundos. Se você passar pelo ponto fixo que definiu antes de terminar de contar, você estará muito perto. Reduza a velocidade. Lembrando que a 80 km/h, em dois segundos, você terá percorrido 44,44 metros. A distância lateral é de 1,5 metros em relação a ciclista e também deve tomar cuidado em relação a pedestres e outros veículos.
Ainda aponto outros elementos importantes a serem observados: deixar o celular de lado; não beber antes e durante o ato de dirigir; faça revisões periódicas no veículo; esteja atento sempre ao seu redor, e pense em quais perigos podem estar escondidos no cotidiano do nosso dia a dia no trânsito.

Fonte: