Pode até parecer que não, mas as mudanças nas estações afetam como nos comportamos no trânsito, e muitas vezes a própria dirigibilidade do veículo.
Quero abordar algumas situações onde estes fatores podem influir fortemente na segurança viária, ainda mais quando nos aproximamos do inverno, notadamente com temperaturas mais baixas, quando temos a ocorrência da cerração, neblina, períodos de chuva, com dias mais curtos.
O fator fundamental é a segurança quanto aos pneus, seja quanto à banda de rodagem (não pode estar desgastado e muito menos “carecas”). O pneu vai ser o responsável por manter a aderência, dentro da velocidade indicada, e principalmente em dias de chuva. Lembrando que a água da chuva forma como que uma película entre o pneu e a pista, e dependendo da velocidade e da quantidade de água (inclusive poças), pode provocar a aquaplanagem. Então, sob chuva, tire o pé do acelerador. Sob risco de aquaplanagem, não freie, o que poderá travar as rodas e perder o controle.
Com noites mais longas, mais do que nunca, a iluminação passa a ser fundamental para ser visto, por veículos e pedestres. E não é só a iluminação dianteira viu. Mas principalmente a traseira, a qual, muitas vezes, não se dá a devida importância. Ela ajuda a identificar suas mudanças de direção (setas) ou evitar uma colisão traseira, ainda mais num dia de chuva, de noite, com aquele spray (névoa) que levanta dos pneus.
Nestes dias frios de inverno, e nos períodos relacionados, o nevoeiro e a neblina podem ser fatores que prejudicam ou até inviabilizam a condução com a visualização a distâncias maiores. Numa situação à noite, chuviscando, e com neblina, as condições de direção podem se complicar muito, ficando muito difícil visualizar os demais veículos e ou mesmo a própria via (rodovia). Aí aquele fator de iluminação fica ainda mais evidente, quanto a sua necessidade.
Mas sozinho no meu carro, como posso verificar todas as luzes do meu veículo, principalmente as traseiras? Sugestão, se não tiver nenhum amigo para ajudar, ou mesmo, não possa ir a uma oficina. Posicione o veículo de ré, perto de uma parede, ou mesmo na garagem, e ligue todas as luzes, uma por uma, e veja se funcionam todas. teste rápido feito, e pode ser a cada saída com o carro.
Um fator a considerar nos dias e meses frios é o embaçamento e o próprio orvalho que tende a ser muito mais intenso, prejudicando a visibilidade do condutor, em relação ao meio externo, seja via (rodovia), seja em relação aos demais veículos e pedestres. Uma forma de evitar o embaçamento é deixar ligado o ar-condicionado durante todo uso do carro, ainda mais se tiver com mais pessoas no veículo. O próprio vapor da respiração condensa nos vidros, e o ar condicionado ajuda a secar o interior do veículo. Mas se não tiver o ar-condicionado, a circulação de ar quente pode ajudar a evitar o embaçamento, junto com uma pequena fresta para renovar o ar no interior do veículo.
No inverno tem mais um fator, e este diz respeito ao condutor, que com o frio, vai estar mais encolhido, e com mais roupas e casacos, e muitas vezes com restrição de mobilidade por conta das diversas roupas. Às vezes pode estar com as articulações frias e com movimento reduzido. Preste atenção nestas circunstâncias e inclusive por uma reação mais tardia, por conta do corpo frio.
Pequenos cuidados fazem toda a diferença.