Do que você tem medo?
**Os artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, não traduzindo a opinião do jornal O Alto Uruguai
segunda, 25 de abril de 2022

Do que você tem medo? Segundo um dicionário de nossa língua, medo é “estado afetivo suscitado pela consciência do perigo... Temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio... apreensão em relação a (algo desagradável)”. O medo pode deixar a pessoa numa posição defensiva, pronta para reagir, para brigar, se preciso ou para correr. Mas o medo pode paralisar a pessoa. Ela pode ficar tão apavorada com algo que nem consegue conviver com a família, trabalhar ou dormir tranquilamente.
No evangelho conforme João 20.19-31 lemos que os discípulos também estavam com medo. Com medo dos líderes judeus. Fazia três dias que o seu mestre tinha sido preso, condenado, morto e sepultado. O mundo tinha virado de cabeça pra baixo. Tinham medo de terem o mesmo destino de Jesus. Tinham medo do futuro. O que seria dali pra frente? Tinham largado tudo para seguir a Cristo e agora o Senhor, tudo o que eles tinham, foi tirado deles.
É interessante notar que em nosso texto a palavra traduzida como medo é a mesma que dá origem a palavra “fobia”. Fobia, para alguns estudiosos é aquele medo extremo, exagerado. É um estado de angústia, impossível de ser dominado, que é persistente. Não temos como precisar o que se passava na mente e no coração dos discípulos naquela tarde de domingo. Mas a palavra medo ou fobia e as portas trancadas mostram que era algo profundo que eles sentiam, que estavam sem chão, desiludidos.
Você já teve momentos em sua vida que teve medo? Você já esteve desiludido, apavorado? Sem saber o que pensar? Algum médico já diagnosticou você com fobia? Tem algo que faz você ficar paralisado ou na defensiva, pronto para atacar ou para correr? Do que você sente medo? De ficar doente? De ficar desempregado? De não ter renda? De intrigas de família? De desentendimento com amigos ou vizinhos? De tempestades? Catástrofes naturais? Podemos até negar, dizer que isso não nos afeta, que não é conosco. Que nossa fé é inabalável. Na verdade, alguns até dizem que se você é cristão não tem medo.
Vamos, então, relembrar alguns servos de Deus da Bíblia que tiveram medo. Moisés teve medo de conduzir o povo de Israel para fora do Egito, tinha até medo de falar. Jonas teve medo de assumir a tarefa de pregar a Palavra de Deus para o povo de Nínive. Os discípulos que tremeram de medo diante de uma tempestade enquanto Jesus dormia no barco. Pedro teve medo ao ir ao encontro de Jesus e começou a afundar nas águas do Mar da Galileia. Logo, o cristão pode ter medo, sim. Pode ficar receoso, pode lutar com fobias. Isso não é falta de fé. A diferença do cristã é como ele lida com o medo. Na verdade, como Deus nos serve e ampara quando temos medo. Jesus está conosco quando temos medo. Ele deixa conosco a sua paz, assim como fez com os discípulos. “Que a paz esteja com vocês” (v.19). Essa é a paz que somente ele pode dar. Não é a meditação, medicamentos ou drogas que dá isso. Mas somente o Senhor Jesus que dá essa paz. 
Notemos como Jesus se achega àqueles homens que estavam amedrontado: dá a sua paz, dá o Espírito Santo e os envia para perdoar o pecador. E isso vale para você e para mim. Jesus também está conosco sempre. Mas especialmente em momentos difíceis, em que estamos com medo também. O mesmo Senhor que diz, “Que a paz esteja com vocês”, é o que diz, “Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês. Não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo, eu os protejo com a minha forte mão”. (Is 41.10). Amém.
 

Fonte: