Esta pergunta pode parecer estranha. Muitos irão dizer que qualquer carro, inclusive motocicleta, pode rebocar um semirreboque ou um reboque, popularmente conhecidas como carretinhas.
Estranha ou não a pergunta, é bom a gente avaliar algumas questões relacionadas e pensarmos juntos. Mas antes preciso falar de algumas definições, as quais muitos já conhecem, e outros nunca ouviram falar.
A primeira expressão é o PBT, tem para carro (veículo leve) e caminhão ou ônibus (veículo pesado). O PBT significa o peso bruto total e diz respeito ao que um veículo pode levar ou transportar. É a soma do peso do veículo, da carga e ou dos passageiros. Se for um veículo de carga, será o peso do veículo, chamado de “tara”, mais o peso da carga chamado de lotação e definido em quilos ou toneladas. Se for um veículo de passageiros, se faz uma suposição em relação a quanto seria o peso bruto total daquele veículo, pensando no peso do veículo, mais a lotação, referente a passageiros, condutor e carga, que pode transportar.
A outra definição diz respeito ao CMT. O CMT é a capacidade máxima de tração de um veículo. É quanto de peso o conjunto do motor do veículo aguenta puxar de forma segura e dentro dos limites de segurança. Quando eu falo do peso que o conjunto do motor do veículo aguenta puxar, deve-se incluir todo sistema do câmbio, potência, transmissão, rodas, aspectos mecânicos e de resistência das peças.
Mas eu abordei estas definições para chegar na origem da pergunta. É importante que se diga que quem define, estuda, testa, analisa e informa à SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) é o fabricante do veículo. Seria tipo uma certidão de origem daquele modelo de veículo. Ou seja, o CMT e o PBT são informados e irão constar no documento dos veículos, no chamado CRLV - certificado de registro e licenciamento de veículos.
Agora chego na resposta. Cada veículo leve, carro em específico, possui no documento, um PBT e um CMT. Em alguns casos, o CMT e o PBT são iguais. O que isto quer dizer? Que a capacidade máxima de tração do carro é igual a peso bruto total, que é a soma de tudo que o veículo pode transportar e levar. Neste caso, quando são iguais, quer dizer que aquele carro não pode receber um reboque ou um semirreboque.
Por outro lado, quando o CMT, que é a capacidade máxima de tração, for maior do que o PBT, neste caso, o carro poderá sim receber um reboque ou semirreboque, pois ele tem força para puxar mais do que o seu peso bruto total.
Por incrível que pareça, e isso já colocou algumas pessoas em apuros, a quantidade de veículos (carros) que não admitem rebocar nada é bem grande. São veículos até robustos na sua construção, que se você for verificar o documento do veículo, terão a informação de CMT e de PBT com o mesmo quantitativo, com a mesma capacidade, ou seja, são iguais. E neste caso não podem estar puxando nenhum reboque ou semirreboque.
Quem quiser, dê uma olhada no CRLV do seu veículo ou no de algum amigo ou familiar, para conferir a matéria.
O fato de alguns veículos não terem o CMT maior que o PBT, possibilitando que recebam um reboque ou um semirreboque, pode ser algum descuido do fabricante ao solicitar o registro do veículo, ou mesmo, pelas legislações de outros países não fazerem esta distinção, ou mesmo algum erro. Mas também não se pode descartar que o fabricante tenha feito os estudos de segurança, e por isto entende que seu veículo não deve rebocar outros veículos (reboque ou semirreboque). Esta é a dica de hoje.
*O inspetor Celso Morais é policial rodoviário federal; foi chefe do Núcleo de Registro de Acidentes da PRF no RS por quase nove anos; instrutor de Acidentes e Levantamento do Local e Instrutor de Educação para o Trânsito da PRF; é formado em Perícia de Trânsito pela PRF em Sergipe; formado em Direito e Pós-Graduação em Educação Transformadora pela PUC-RS.