Até quando?
**Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai.
sexta, 04 de março de 2022

De modo geral, não há como negar que existe sofrimento, injustiça e opressão ao nosso redor. Você já se perguntou até quando isto vai durar? Quando Deus vai intervir? Bem, essa pergunta se repete muitas vezes na Bíblia, especialmente no livro dos Salmos (Sl 13:1; 35:17; 82:2; 89:46; 94:3). Na coluna deste mês falaremos especialmente sobre a experiência de Habacuque e a resposta que recebeu de Deus sobre o tema da injustiça. 
O livro do profeta Habacuque se encontra na seção bíblica conhecida como ‘profetas menores’. Os últimos 12 livros do Antigo testamento, que recebem esta classificação não por serem de menor importância, mas pelo tamanho dos livros. Nele o autor apresenta seus questionamentos a Deus e recebe dele a resposta em um diálogo exposto nos dois primeiros capítulos e encerrado com uma linda declaração de fé no último.
O profeta começa dizendo o seguinte: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita” (Hc 1:1-2). O contexto em que Habacuque vivia era marcado por injustiça social e profundo declínio espiritual, por isso o profeta pergunta até quando isto irá perdurar. Em resposta, o Senhor diz que solucionará o problema enviando a Babilônia para destruir a nação do profeta (Hc 1:6-8). Isto é, que o mal e a injustiça não permaneceriam para sempre. 
Por sua vez, Habacuque fica confuso e não compreende como Deus poderia enviar uma nação pior do que eles mesmos para efetuar um juízo contra Israel (Hc 1:12-17). O Senhor responde a queixa dizendo: “Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé” (Hc 2:3,4). 
De que maneira é possível viver em meio as injustiças deste mundo? A resposta de Deus é: “o justo viverá pela fé”. Exercer esta fé é ter “certeza de coisas que se esperam” e “convicção de fatos que se não veem (Hb 11:1). Isto significa que caminhar pela fé é acreditar mesmo sem compreender tudo. Confiar que Deus tem tudo sobre controle. No contexto de Habacuque, a nação de Babilônia receberia sua justa punição assim como Israel (Hc 2:6-15). Mas enquanto aguardava pelos planos de Deus o profeta precisava caminhar pela fé. 
Habacuque encerra o capítulo 2 falando sobre a incapacidade dos ídolos de agir em contraste com a posição do Senhor. Ele “está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Hc 2:20). No Antigo Testamento, quando Deus está no templo há salvação, intercessão, juízo que pune os malfeitores e liberta os justos. Em outras palavras, Deus já estava em seu santo templo e por isso Habacuque poderia ficar em paz ao saber que o Senhor estava tomando as providências para resolver o problema do mal e da injustiça prevalecente em sua época. 
Após ouvir a resposta de Deus o profeta descreve no terceiro e último capítulo de seu livro uma oração de confiança dizendo: “ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza [...]” (Hc 3:17-19). Quando passamos pelos sofrimentos, angústias, opressão e injustiça devemos aceitar o convite do Senhor e vivermos pela fé na certeza de que Ele resolverá o problema do mal, tem tudo sobre controle e certamente cumprirá suas promessas. 

Fonte: