Mais clientes ou melhores clientes
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segunda, 30 de agosto de 2021

Você já parou para pensar se é mais rentável ter o maior número de clientes, ou ter os melhores clientes? Volume de clientes é importante para muitos negócios, no entanto, para a manutenção e o futuro de muitos outros negócios, a qualidade dos clientes é fundamental. Na busca por um número maior dos melhores clientes, é preciso avaliar o que tem sido feito de significativo para manter e atrair os melhores.
Faça uma análise comparativa de investimentos em atração de novos clientes, com os investimentos em manutenção dos clientes atuais. Com isso, já se pode ter uma ideia de como se valorizam os melhores clientes da empresa. Com ou sem auxílio de uma consultoria, procure analisar quanto a organização investe em manter quem já é cliente, principalmente os melhores, antecipando-se a iniciativa de buscarem outras soluções e novidades em outros players. É imprescindível uma análise criteriosa de quanto é investido em tempo, recursos financeiros, ações, esforço da equipe, treinamento para manter os melhores clientes. 
Um dos entendimentos mais importantes que precisa ser difundido é que são os BONS clientes que garantem o desenvolvimento e a sobrevivência da organização! E considerando que o que não é medido não é gerido, é preciso avaliar quantos são, quem eles são, porque eles são os melhores clientes... Quem ainda não o fez, precisa começar por definir o que é um bom cliente para o negócio da organização. Na sequência, é importante organizar um plano de investimento nos indivíduos deste grupo, que certamente atrairão outros, e o melhor de tudo, gratuitamente. Richard Whiteley diz que as organizações incapazes de se relacionar bem com seus clientes a ponto de mantê-los por longo tempo, gastam muito dinheiro simplesmente para substituir os clientes que estão perdendo. Tem muitas empresas fazendo isso, mas além de ser pouco produtivo, é pouco inteligente, não é mesmo?
Aumentar os índices de satisfação dos clientes com o negócio é apenas o primeiro passo para fidelizar um número interessante de clientes. É preciso se dar conta de que clientes altamente satisfeitos podem ser altamente fiéis, se não aparecer nada melhor! Para ter clientes fiéis, é preciso ser a melhor opção para estas pessoas, gerando segurança e confiança de que estão recebendo sempre o melhor possível naquelas condições. Não há fidelidade que resista quando a pessoa percebe que as novidades, os melhores produtos e as melhores condições estão sempre na concorrência. Fidelidade não se compra, mas se conquista com prestação de serviços, atendimento personalizado e satisfação das necessidades, superando as expectativas do cliente. É preciso encantar com conteúdo antes, durante e depois da compra, para abrir o coração do cliente, para que então ele abra a carteira.
É muito mais importante garantir que o cliente volte, ou que seja provável um novo contato, do que forçar uma venda que no futuro possa gerar alguma reticência para o cliente voltar a visitar ou consultar a empresa. Em cada contato é preciso aprender mais alguma coisa sobre o cliente. A equipe precisa ser lembrada de tratar o cliente da mesma forma como gostariam de ser tratados, avaliando sempre como foi a experiência do cliente. 
Uma equipe que se relaciona bem com os clientes deve demonstrar interesse sincero e vibrar com satisfação dos clientes. É preciso viver uma história de relacionamentos, criando laços duradouros com aqueles que a organização deseja manter ao longo da vida. A fidelização depende do comprometimento total da equipe, desde o operacional até a direção. Toda a equipe precisa saber que os clientes não criam vínculos com produtos ou organizações, mas elas se vinculam a conceitos, ideias e a outros atributos intangíveis, mesclando razão com emoção. Recomendo uma boa análise se o conjunto da organização está oferecendo de forma equilibrada razão e emoção. Quem desperta boas emoções nos clientes, normalmente terá bons clientes e em bom número. 
Desejando mais e melhores clientes, um abraço e até a próxima!
 

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