Cartões Tradicionalistas
Os textos de colunistas aqui publicados são de sua total responsabilidade e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
segunda, 16 de agosto de 2021

Cartões Tradicionalistas – Por determinação da Portaria que limita ao máximo as despesas do MTG, uma das medidas adotadas é a incorporação do Sistema MTGNet ao MTG. Portanto, desta data em diante, a emissão dos Cartões Tradicionalistas será realizada por um tradicionalista voluntário, que se enquadre neste perfil de serviço. O serviço voluntariado está previsto na Legislação Federal.

Bicentenário de Anita – Quando Anita conheceu Garibaldi ela tinha 18 anos e ele 32 anos. Anita se apaixonou por Giusepe Garibaldi e decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Enquanto estiveram juntos, tiveram quatro filhos – um deles morreu aos dois anos. Anita seguiu seu marido nos combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália, onde presenciou a proclamação da República Romana, em 1849, mesmo ano da sua morte. Ela morreu doente, durante o parto do quinto filho, que também não sobreviveu. Tanto no Brasil como na Itália, Anita é considerada exemplo de dedicação e coragem. Em 2012, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em Brasília.

Geração e distribuição da chama crioula – A geração da chama crioula acontecerá dentro da Catedral Santo Antônio, junto ao túmulo do monsenhor Vitor Battistella. Procederão o acendimento cinco mulheres, que representam a força e a coragem de Anita Garibaldi, sendo que, por meio delas, estarão sendo homenageadas as profissionais da Saúde, da Educação, da Segurança, as mulheres tradicionalistas e as novas gerações. 

Homenagens – Serão homenageadas na geração da chama crioula Júlia de Moura Quintana, Mirtes Teresinha Friedrich Quadro, Nédia Giacomini, Fernanda da Silva Rosa Bertotti e Anita Silva da Rocha. Estas cinco mulheres irão proceder a geração da chama, que será entregue para a prenda Mônica Dazzi, que a conduzirá a cavalo até a praça do Barril, onde será acesa a pira crioula, que permanecerá lá até o dia 20 de setembro. 

Reculuta – As 16 entidades que compõe a 28ª Coordenadoria serão visitadas por uma comissão tradicionalista, que fará um trabalho de conscientização e esclarecimentos para o retorno das atividades. O projeto Reculuta Regional pretende trazer de volta aos CTGs todas as pessoas que se afastaram devido à pandemia e que se desmotivaram. 

Ação solidária – As Prendas e peões da 28ª Região Tradicionalista foram desafiados a fazer uma campanha em sua comunidade com fins de doações de livros literários. Os mesmos serão encaminhados para a biblioteca do Presídio Estadual de Frederico Westphalen. Esta é uma ação humanitária voltada para a população carcerária, que visa apenas levar um pouco de cultura e conhecimento.

CTG Rodeio da Querência – Com a sinalização dada pelo MTG para o retorno imediato das atividades artísticas nos CTGs de todo Estado, o CTG Rodeio da Querência encaminhou o seu plano de contingenciamento sanitário para o COE de Frederico Westphalen. O segundo passo é a realização de uma reunião com os pais e responsáveis pelas crianças, para fazer uma sondagem de quem irá retomar as atividades artísticas, já que o momento está favorecendo retornos graduais.
 

Fonte: