Ecos da tradição
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
quinta, 15 de maio de 2025

54ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS I – Iniciou na quinta-feira uma das mais disputadas Cirandas Culturais de todos os tempos, na cidade de Osório, cidade de origem da atual Prenda do Rio Grande do Sul, Isabella Nunes da Silva, que na madrugada de domingo se despede do seu cargo. As provas terminam no sábado, com as apresentações artísticas das prendas, das três categorias. O resultado será divulgado durante o baile de encerramento da Ciranda, portanto, já nas primeiras horas de domingo.

 

54ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS II – Em 2025 são 73 prendas concorrendo por um título de Prenda Estadual, nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta. Da 28ª Região Tradicionalista duas prendas estão participando da Ciranda Cultural do Estado. Na categoria Juvenil Sofia Argenta Mariani e na categoria Mirim, a prenda Carol Cristine Martins de Castro, ambas oriundas do CTG Estância dos Carreteiros de Palmitinho, estão nos dando a honra de sua participação.

 

CHAMA CRIOULA – No dia 06 de maio chegou até a sede do MTG a Chama Crioula Paixão Côrtes, também denominda de “Volta ao Mundo”. A Chama veio conduzida da cidade de Francisco Beltrão, no Paraná, trazida pelas mãos do Patrão do CTG Rancho Crioulo, senhor Rui da Cunha Machado. A Chama foi recebida pelo filho de Paixão Côrtes e ficará permanente na sede do MTG. Posteriormente, irá percorrer os cinco continentes do mundo: América, Ásia, África, Europa e Oceania.

 

HISTÓRICO I - A Chama Crioula do CTG Rancho Crioulo, recebida das mãos de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, em 12 de setembro de 2014, foi denominada “Chama Crioula Paixão Côrtes”. Ela é conservada em caráter permanente pelo CTG Rancho Crioulo, da cidade de Francisco Beltrão, Estado do Paraná, em local específico para esta finalidade, no Candeeiro da Chama Crioula. O local é aberto a visitação como forma de preservar e perpetuar o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Tem a finalidade de prestar homenagem e reconhecimmento, aos três primeiros condutores da Chama Crioula e seus companheiros idealizadores da 1ª Ronda Crioula do Tradicionalismo no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre/RS. Em outras palavras, a nossa história do tradicionalismo gaúcho andou a passos largos pelo Brasil.

 

HISTÓRICO II – Quando Paixão Côrtes, ainda em vida, teve a honra de passar o Candeeiro da Chama Crioula para o Patrão do CTG Rancho Crioulo, de Francisco Beltrão, Paraná, expressou a seguinte frase, que ficou registrada nos anais da história do tradicionalismo: “Nunca, ninguém, em meus 87 anos, veio até minha pessoa pegar uma centelha da Chama Crioula e isso me emociona muito.”

 

CURSO DE INSTRUTORES – O MTG abriu as inscrições para o Curso de Instrutores de Danças Tradicionais e Danças de Salão, que vai ocorrer dia 31 de maio e 1º de Junho, no Parque do Chimarrão em Venâncio Aires. Este curso é destinado a pessoas que não possuem Cartão de Instrutor, desde que sejam maiores de 18 anos, e que tem a intenção de ensinar novos dançarinos dentro dos nossos CTGs, ou para os que estão com o Cartão vencido, aos quais será oferecido o 2º Módulo, em agosto. O investimento é de R$ 450,00 reais para danças tradicionais e para as Danças Gaúchas de salão. Para a reciclagem, R$ 400,00. Haverá apenas 80 vagas em cada modalidade.

Fonte: