Uma dose de espiritualidade
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 06 de dezembro de 2024

Uma dose de espiritualidade ao longo dos nossos dias contribui significativamente para uma vida melhor, o que já está provado pela ciência. Os indianos são conhecidos como um povo muito espiritualizado e lendo a respeito, dias atrás, escolhi hoje para compartilhar um pouco deste entendimento com os amigos leitores.

A espiritualidade indiana busca explicar que a pessoa que vem até nós, sempre é a pessoa certa para aquele momento, sendo considerada uma lei espiritual. Eles entendem que ninguém entra em nossas vidas aleatoriamente, pois todas as pessoas ao nosso redor, amigos, colegas de trabalho, familiares, parceiros afetivos, que interagem conosco, sempre tem algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação. Mesmo as pessoas que chegam e se vão inesperadamente, também devem ser percebidas como saudades ou lições. Se a pessoa for muito especial, certamente partirá deixando muita saudade e muitas lições, tudo num mesmo pacote, para que possamos avaliar e escolher o que aprender com cada situação. Isso tudo porque mesmo nas decepções, sempre é possível e necessário para viver melhor, extrair algo de positivo, principalmente, bons aprendizados.

                Aconteceu somente o que poderia ter acontecido, é outra lei espiritual indiana que sugere o entendimento que nada do que ocorre em nossas vidas seria diferente, nem mesmo o menor detalhe. Por isso, acreditam que não adianta gastar tempo, energias, mágoas, com pensamentos como “seu eu tivesse feito tal coisa...” ou “se tivesse sido diferente, hoje seria...”. O que aconteceu foi o que poderia ter acontecido e foi daquela forma exatamente para extrairmos uma lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que ocorrem em nossas vidas estão lá por uma razão, principalmente para nosso aprendizado e melhoria contínua. Tentar tirar as coisas do passado do seu lugar, é um desperdício de energia, então deixemos tudo onde sempre esteve, para mudarmos o que é necessário, daqui para frente. Muitas vezes é necessário olhar pelo retrovisor “do carro” da vida e ter humildade suficiente para enxergar que a razão de uma colheita momentaneamente dolorosa está na forma como foi conduzido o plantio no passado. Nada de autopiedade, culpa, arrependimentos, dó de si mesmo, pois estas situações devem servir para simplesmente aprendermos e seguirmos em frente!

                Toda vez que iniciarmos será o momento certo, é outra das leis espirituais. É muito importante iniciarmos e quando estivermos prontos para algo novo, as coisas começarão a acontecer. É preciso perder o hábito de lamentar o passado, como “ah, se eu tivesse estudado antes...” ou “porque não fiz diferente...” pois só conseguimos agir no presente e portanto, o que vale é o agora, pois é hoje podemos começar qualquer transformação!

Quando algo termina, termina, é a ideia de outra lei espiritual indiana, simples. O que termina em nossas vidas, também deve servir para nossa evolução. Por isso, quando termina é melhor é melhor sair, deixar ir, seguir em frente, buscando enriquecer-se com a experiência vivenciada. Nada de ficar remoendo ou investindo energia no que poderia ter sido diferente, no que é passado e não pode ser mudado.

Como diz aquela canção: “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, então, vamos viver aprendendo com o maior número de situações possíveis, para seguirmos evoluindo sempre.

Um abraço e até a próxima!

Fonte: