A arte de “fazer bem feito”
**Os textos aqui publicados são de total responsabilidade de seus autores, e não refletem a opinião do jornal O Alto Uruguai
quinta, 21 de setembro de 2023

Na época em que fiz o curso normal, tínhamos que confeccionar muitos materiais para dar aulas, me dedicava em fazer cartazes, painéis, material de contagem, etc. Certo dia, uma das minhas tias estava visitando meus pais, ela observava o meu empenho com o material espalhado pelo chão, e disse. “Ana, tudo que você fizer faça bem feito para fazer somente uma vez”, e eu guardei aquele conselho. A arte de fazer bem feito é algo que muitas vezes passa despercebido em nosso cotidiano agitado. No entanto, é essencial lembrar que a qualidade de nossas ações está diretamente ligada ao empenho que colocamos nelas.
Fazer algo bem feito requer atenção aos detalhes, comprometimento e dedicação. Seja na realização de uma tarefa simples do dia a dia ou na execução de um projeto complexo, é imprescindível que nos empenhemos para alcançar resultados satisfatórios. Ao adotar essa mentalidade, podemos transformar qualquer atividade em uma oportunidade de crescimento e aprendizado. Portanto, não subestime a importância de fazer bem feito, pois é através dessa arte que podemos nos destacar e alcançar o sucesso em nossas empreitadas. 
Por exemplo, imagine essa cena, uma pessoa está sentada no sofá da sala assistindo televisão, não quer se levantar do sofá, e quando acaba de comer um sanduiche, amassa e joga o guardanapo em direção a pia da cozinha que fica próxima da sala. O guardanapo ‘bate’ na beira da pia e cai no chão e a pessoa tem que se levantar, abaixar, pegar o guardanapo e jogar na lixeira, ou seja, tem mais trabalho. Esse fato exemplifica bem porque é bom fazer tudo bem feito para não ter que refazer e ter mais trabalho ainda. 
A arte do fazer bem feito é uma habilidade que pode ser aplicada em todas as áreas de nossas vidas. Quando nos dedicamos a realizar algo com empenho e atenção aos detalhes, alcançamos resultados eficazes e satisfatórios. Seja no trabalho, nos estudos ou até mesmo nas tarefas diárias, o fazer bem feito é uma forma de expressar nosso comprometimento e excelência. É como se estivéssemos colocando um pedacinho de nós em cada atividade que realizamos, buscando sempre superar expectativas e entregar um resultado de qualidade.
Essa postura nos diferencia e nos destaca em meio à multidão, pois demonstra que não estamos apenas cumprindo uma obrigação, mas sim nos dedicando com paixão e cuidado em tudo o que fazemos. É uma forma de mostrar ao mundo que somos capazes de transformar simples tarefas em verdadeiras obras de arte, deixando nossa marca e impactando positivamente aqueles ao nosso redor. Portanto, a arte do fazer bem feito é uma escolha que fazemos todos os dias, uma mentalidade que nos impulsiona a buscar sempre o melhor de nós mesmos em cada atividade que nos propomos a realizar. 

Fonte: