Amzop e a BR-386
*Os textos/artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 19 de abril de 2024

Amzop e a BR-386
A Amzop atua para que seja construído um trevo em entroncamento na BR-386 em Osvaldo Cruz. No nosso entender, a Amzop precisa ser mais ousada e pensar regionalmente. A construção deste trevo deve estar inserida num projeto mais abrangente, ou seja, a duplicação da BR-386 de Iraí a Carazinho. Esperamos que a associação atue neste sentido, em projetos regionais mais efetivos.
 
Laboratório do Leite
Preocupante mais esta notícia da chamada ‘pauta alerta’, relacionada à possibilidade de fechamento do Laboratório do Leite da URI/FW por falta de recursos. Já temos a ameaça do fechamento do frigorífico diante do iminente aumento do ICMS. Situações preocupantes em Frederico Westphalen.
 
HPR
É inevitável que a paralisação das obras do Hospital Público Regional (HPR) será tema recorrente na eleição municipal em Palmeira das Missões. Todos se perguntam: O que aconteceu? Porque as obras pararam? Quais os motivos e quem era responsável para fiscalizar e evitar a suspensão dos trabalhos e o gasto extra que acontecerá para que os trabalhos sejam retomados, questionam leitores da coluna.
 
Emendas
Chegam milhões e milhões de Reais de emendas parlamentares para Frederico Westphalen. Recebemos vários pedidos de leitores para dar visibilidade a esta pergunta: “Onde e como é aplicado o dinheiro das emendas? Existe transparência?”, perguntam leitores.  Registro feito e espaço aberto para explicações.
 
Painel das emendas
Defendemos a criação do Painel das Emendas, onde podem ser registrados os valores em relação a emendas, onde veio o dinheiro e onde os recursos foram aplicados. A partir disso, com total transparência a população poderá ser informada devidamente sobre os recursos e sua aplicação.
 
IPTU: Não ao aumento
A população de Frederico Westphalen e de outras regiões não, admitem reajuste no valor do IPTU. Registra-se uma sanha arrecadatória em Brasília, no Estado e por essas bandas. Parece que os governantes estão sempre dando as costas ao povo, esse povo que os elegeu e recebeu apelos por votos durante a eleição.
 
Política
O Deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) estará em Frederico Westphalen no próximo dia 22. No Cantelle Hotel, a partir das 19h ele irá palestrar sobre organização de campanhas. Poderão participar filiados do PL, simpatizantes e a população em geral. Destaca-se que as eleições se avizinham e o tema planejamento e gestão de campanha é assunto muito importante nesse momento do ano eleitoral.
 
Corsan 
Corsan anuncia que obras do sistema de tratamento de esgoto em Frederico Westphalen iniciam no próximo ano. Serão necessários investimentos na ordem de R$ 106 milhões para a implantação do sistema de esgotamento sanitário. O município já possui 4,5 quilômetros de canalização assentada, 233 ramais prediais para a ligação com os imóveis e 74 poços de visita (estruturas de acesso à canalização).
 
Estadão 
Em defesa da liberdade de expressão, o Estadão ressalta que o direito a se fazer críticas ao STF passou a ser algo mal visto por ministros da Corte. “Pode parecer ocioso dizer que o debate público num ambiente genuinamente democrático presume total liberdade para questionar o poder”, afirma a publicação, em trecho de seu editorial do último dia 14.
 
Mais democracia
 “Mas nos tempos que correm, em que as críticas aos exageros do STF são tomadas como atentados ao Estado Democrático de Direito, é o caso de relembrar que a opinião não pode ser criminalizada.” Criticar o STF não significa tentar romper a democracia, afirma o Estadão. 
 

Fonte: