A URI/FW organizou, por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, o 9º Taller Internacional com o tema "Escola do Futuro", entre os dias 21 e 23. O evento reuniu acadêmicos das duas graduações para discutir e desenvolver projetos inovadores e sustentáveis para a reforma da fachada e espaços de convívio da Escola Técnica José Cañellas, em Frederico Westphalen.
O objetivo do Taller foi propor um desenho arquitetônico que delimite uma reformulação da fachada principal e espaços de convívio estudantil, através de uma paisagem social, ambiental e cultural da escola. O intuito também foi fomentar a internacionalização e interdisciplinaridade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Os universitários tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe, com professores convidados e estudantes da escola, desenvolvendo habilidades e competências em projeto arquitetônico e urbanístico.
Durante a programação, os inscritos participaram da abertura oficial e de palestras e fizeram visita de campo na escola. Também desenvolveram estudos de caso e propostas projetuais e, ao final, apresentaram as propostas elaboradas.
Estiveram participando como convidados, o professor Marcelo Villa, Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo – UBA e a doutora Ana Paula do Prado, que é vice-diretora da Escola Técnica José Cañellas.
O que é
O Taller Internacional 2025 é uma oportunidade para os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da URI/FW desenvolverem habilidades e competências em projeto arquitetônico e urbanístico, enquanto contribuem para a criação de uma escola do futuro mais inovadora e sustentável.
Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Lucimery Dal Medico, essa edição do Taller foi um ótimo exemplo de como a internacionalização e a interdisciplinaridade podem enriquecer a formação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. “Ao trabalhar em propostas projetuais reais, como a fachada da Escola José Cañellas e um espaço de convivência interna, os acadêmicos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e aprender com a experiência de outros colegas de diferentes semestres dos cursos”, frisa Lucimery.
A presença da comunidade é importante nesse processo, pois permite que os estudantes entendam as necessidades e expectativas dos usuários finais e desenvolvam soluções mais adequadas e sustentáveis. “Além disso, a troca de ideias e experiências entre os alunos e profissionais de diferentes áreas pode levar a soluções mais inovadoras e criativas, chegando ao final do evento com ótimas proposições projetuais que estão em uma exposição para que todos possam conhecê-las – na sala 05, do prédio 12 –, e assim deixar à Escola José Cañellas esse presente em comemoração aos seu aniversário de 61 anos, festejado no mês de maio”, relata a coordenadora.