Edição Digital Sábado, 08/08/2026 Ler agora
4329 - Sábado
Segurança pública

Videomonitoramento entra na fase de revisão em FW

Sistema atualmente conta com pontos ativos e passa por avaliação para atualização tecnológica e ampliação da cobertura

(Foto: Marcos Silva)
(Foto: Marcos Silva)

A modernização e a expansão do sistema de videomonitoramento em Frederico Westphalen dependem de decisão administrativa e de disponibilidade orçamentária, envolvendo o Poder Executivo, as forças de segurança e entidades representativas. Com o crescimento do município desde 2014, quando o tema começou a ser debatido, até a última atualização registrada em 2023, a ampliação e a atualização da estrutura passam a ser consideradas necessárias para acompanhar a dinâmica urbana e as demandas da segurança pública.

Estrutura atual e avaliação

Segundo o engenheiro responsável técnico da Seguratel, Mauro de Souza, o município conta atualmente com 34 pontos monitorados, incluindo câmeras de vídeo, equipamentos colaborativos e cercamento eletrônico nos acessos. Ele destaca que as imagens são utilizadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil tanto em investigações quanto no atendimento de ocorrências.

Implantação e operação inicial

O videomonitoramento de Frederico Westphalen começou a ser estruturado em outubro de 2014, durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com a participação de representantes da então ACI/CDL, hoje AEFW, além das forças de segurança, Poder Executivo, Poder Legislativo, Ministério Público e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, foram definidos os encaminhamentos para a formalização de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, prevendo a instalação inicial de câmeras na área central, operadas pela Brigada Militar.

A vice-presidente da Federasul e ex-presidente da ACI/FW, Simonia Gonçalves de Oliveira, relembra a organização do sistema. Segundo ela, o grupo visitou municípios como Santo Ângelo e Santa Rosa para conhecer modelos em funcionamento, e o projeto técnico passou por análise em diferentes setores até sua viabilização. O investimento inicial foi de cerca de R$ 300 mil, com recursos locais, incluindo parte da receita da Expofred 2014, após tentativas sem sucesso de captação de recursos federais.

Estruturação e captação de recursos

As primeiras oito câmeras foram instaladas em abril de 2016, com a central de monitoramento estruturada junto ao 37º BPM. A ativação do sistema ocorreu durante a Expofred, com apresentação das imagens em um painel. O modelo inicial funcionou por meio de comodato com empresa especializada, responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, enquanto a Brigada Militar realizava o monitoramento.

Segundo Simonia, o projeto surgiu a partir do crescimento do município e das demandas associadas à segurança pública. Ela afirma que o avanço de crimes, como o tráfico de drogas, levou à definição do videomonitoramento como prioridade. Participaram das tratativas o então prefeito Roberto Felin Junior, o delegado Eduardo Ferronato Nardi, o comandante do 37º BPM à época, Carlos Alberto Cardoso de Aguiar, além de representantes da entidade empresarial.

Mudanças contratuais e modernização

Em 2019, parte das câmeras foi retirada após o encerramento do contrato vigente. A partir de 2020, o município passou a estruturar o cercamento eletrônico, ampliou os pontos de monitoramento e adotou tecnologia para leitura automática de placas. Segundo Simonia, após recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas, o procedimento passou a ser conduzido pelo município por meio de licitação. Em julho de 2023, o sistema contava com 34 pontos mantidos pela prefeitura, 18 de terceiros e equipamentos colaborativos, totalizando 64 câmeras.

De acordo com Simonia Gonçalves de Oliveira, a ampliação da cobertura é necessária diante do crescimento da cidade. Segundo ela, o sistema começou com cerca de 16 pontos e hoje se consolida como ferramenta de apoio essencial às forças de segurança.

Posicionamento da administração municipal

Desde o final de 2025, a administração municipal realiza visitas técnicas a municípios que utilizam tecnologias mais recentes de monitoramento, como Erechim, onde são empregadas câmeras móveis e inteligentes para fiscalização de vias públicas e descarte irregular de resíduos. Esses equipamentos podem ser instalados conforme a necessidade, inclusive em áreas mais afastadas, e integram os estudos para atualização e possível ampliação do sistema no município.

Fonte: Jornal o Alto Uruguai