TBT do AU: casal frederiquense na final da Copa
Renato e Bruna contam os principais detalhes da experiência inesquecível vivida nos EUA
Nas redes sociais, a quinta-feira foi adotada como o dia do “TBT”, usado para recordar momentos marcantes. Pois hoje o Jornal O Alto Uruguai traz uma recordação de peso: cerca de 20 dias atrás, a Copa do Mundo da FIFA 2026 chegava ao fim com a grande final entre Argentina e Espanha, um jogo histórico que foi visto pelo mundo todo, inclusive por Renato Sponchiado e Bruna Chiele, casal frederiquense que estava entre os mais de 80 mil presentes no estádio.
De volta ao Noroeste Gaúcho, Bruna e Renato revelaram ao AU todos os detalhes dessa experiência única. O primeiro deles é que não se vai a uma final de Copa de um dia para o outro.
Planejamento da viagem
Estar em uma final de Copa do Mundo é o sonho de todo fã de futebol. Com Renato Sponchiado, empresário de Frederico Westphalen, não era diferente. Bruna Chiele, arquiteta e esposa de Renato, conta que a ideia inicial era acompanhar aos jogos de 2022, no catar, mas acabou ficando “em cima da hora” para se organizar. Desde então, foram quatro anos determinados a estar na edição de 2026.
Segundo ela, o sonho da Copa se encaixou perfeitamente com outro desejo do casal: ir aos Estados Unidos.
“Quando soubemos que a Copa do Mundo seria realizada no país, resolvemos montar todo o nosso roteiro levando em consideração as cidades e as datas dos jogos. Passamos por Orlando e Miami, onde assistimos a Noruega x Inglaterra pelas quartas de final. Depois, seguimos para Nova York, que era um grande desejo nosso e a parte mais esperada da viagem.”
Experiência positiva
Ao contrário de alguns visitantes que tiveram complicações ao chegar ao país estadunidense, o casal de frederiquenses foi bem recebido. Bruna conta que conheceram diversos imigrantes de outros países latinos como Cuba, Venezuela e Colômbia, e tiveram uma experiência muito positiva. Falando em país latino, os “hermanos” argentinos também se destacaram fora de campo.
“Muitos argentinos nas ruas. Pouco se viam espanhois. E os argentinos são muito mais eufóricos, então chamavam bastante atenção.”
O grande dia
Se o clima nas ruas já era de festa, no dia da final a sensação de que “chegou a hora” só crescia. Bruna conta que o ápice foi ao entrar no estádio, onde a energia era contagiante. Quando a bola rolou, o casal seguiu a tradição brasileira de secar a Argentina e torceu para a Espanha, mas um certo Lionel Messi não passou despercebido.
“Ver o Messi jogando pessoalmente foi uma experiência incrível. E assistir ao vivo o quanto ele desejava o título foi emocionante”
Inclusive, quando perguntada sobre a imagem mais marcante desta final, Bruna elegeu o choro do craque argentino após receber a medalha de prata.
E o show do intervalo?
Um dos assuntos mais comentados por quem estava em casa, o show do intervalo com Madonna, Shakira, BTS, Justin Bieber, Burna Boy, Coldplay e Gustavo Dudamel foi o grande diferencial desta final em relação às outras edições de Copa do Mundo. Se vendo pela televisão foi incrível, Bruna confirma que pessoalmente também foi lindo.
“Foi um momento incrível. Muito emocionante. Eles montam tudo muito rápido. É realmente um show de alta performance.”
Sim, é possível
Recém-chegado de volta a Frederico Westphalen, o casal já pensa em ir a mais uma edição e deixa um conselho para aqueles que compartilham do mesmo sonho, mas acham muito complicado e talvez impossível.
“Tudo na vida é questão de organização. Nunca diga nunca.”
Para quem tem esse sonho adormecido ou acabou de se interessar pela experiência de viver uma Copa do Mundo, a próxima edição já tem data e locais definidos. Em 2030, a competição acontecerá entre os dias 8 de junho e 21 de julho, com jogos em seis países. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão uma partida inaugural cada para homenagear os 100 anos da primeira edição, realizada em 1930 no Uruguai. Após a primeira rodada, as partidas restantes serão divididas entre Espanha, Portugal e Marrocos. A grande final ainda não teve sua sede definida.
Fonte: Jornal O Alto Uruguai