Edição Digital Sábado, 08/08/2026 Ler agora
4329 - Sábado
Prepare a cuia!

Tchê Guri, Corpo e Alma e mais: Mateada terá quatro dias de shows e atrações em Erval Seco

Enquanto o 34º Bate Casco movimenta as estradas da região, Erval Seco prepara-se para receber a 39ª Mateada a partir da próxima quinta-feira

(Foto: Arquivo AU)
(Foto: Arquivo AU)

Enquanto o 34º Bate Casco movimenta as estradas da região, Erval Seco prepara-se para receber a 39ª Mateada. De 13 a 16 deste mês, a Praça do Imigrante será ponto de encontro para diferentes gerações, com quatro dias de shows, música nativista e atividades de valorização da cultura gaúcha.

Promovida pelo CTG Mate Amargo, a cavalgada começou ontem, 6, em Iraí, e percorre quatro municípios até chegar a Erval Seco. Neste sábado, 8, os participantes partem de Frederico Westphalen, almoçam no CTG Estância da Mateada, na Linha Santo Antônio, em Taquaruçu do Sul, e seguem para o pernoite na Ponte Fortaleza, em Seberi. No domingo, 9, os cavalarianos deixam a localidade às 8 horas e têm chegada prevista para as 11 horas no CTG Mate Amargo onde serão recebidos pela comunidade.

A partir da próxima semana, as atenções se voltarão para a abertura da Mateada, que acontece na quinta-feira, 13. Entre os destaques estará a 10ª edição do Mate Canto – Festival da Canção Gaúcha, marcada para o sábado, 15. O festival reunirá participantes de diferentes regiões nas categorias mirim, para candidatos de até 12 anos; juvenil, dos 13 aos 17; e livre, destinada a pessoas com 18 anos ou mais. A iniciativa valoriza a música nativista e abre espaço para intérpretes de diferentes gerações.

A programação musical começará na quinta-feira, com entrada gratuita e show da Banda AESA. Na sexta-feira, 14, será a vez do Grupo Talentos e do Grupo Tchê Guri. O sábado reunirá, além do Mate Canto, os shows de Ego & Serginho, Banda Corpo e Alma e Cleiton Borges. No domingo, 16, Renan e o Grupo Ronda Gaúcha encerrarão a Mateada, novamente com entrada gratuita.Durante os quatro dias de programação, o evento contará com equipes de saúde, segurança e limpeza, garantindo atendimento, organização e mais tranquilidade aos visitantes.

Nas noites de sexta-feira e sábado haverá cobrança de ingresso. As entradas antecipadas custam R$ 40 e podem ser adquiridas, em Erval Seco, nas Farmácias Associadas Cruz Azul, na Escola Olívia de Paula Falcão, na Elton Auto Peças, no Auto Posto LG e no Rubi Bar. Os ingressos também podem ser adquiridos na hora, por R$ 60. Quinta-feira e domingo terão acesso gratuito.

Confira a programação da 39ª Mateada:

Quinta-feira, 13:

  • 20 horas – Cerimônia de abertura oficial da 39ª Mateada.
  • 20h30min – Apresentações da Banda Marcial Estadual Municipal Falcão e da Banda Solano Lima, da Escola EEM Coronel Finzito.
  • 22 horas – Show com a Banda Aesa.

Sexta-feira, 14:

  • 13 horas – Gincana Cultural e Recreativa, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
  • 19h30min – Sorteio do Programa de Educação Fiscal do Município de Erval Seco.
  • 20 horas – Apresentação da Invernada Artística do CTG Querência da Serra, de Seberi.
  • 22 horas – Show com o Grupo Talentos.
  • 23 horas – Show com a Banda Tchê Guri.

Sábado, 15:

  • 14 horas – 10º Festival Mate Canto da Canção Gaúcha.
  • 19 horas – Apresentação das invernadas do CTG Porteira Aberta, de Taquaruçu do Sul.
  • 19h30min – Apresentações das invernadas pré-mirim, mirim, juvenil e adulta do CTG Mate Amargo.
  • 22 horas – Show com Ego & Serginho.
  • 23 horas – Show com a Banda Corpo e Alma.
  • 1h30min – Show com Cleiton Borges.

Domingo, 16:

  • 13h30min – Apresentação do Grupo de Balé Life Fitness.
  • 14 horas – Apresentação da Banda Marcial da Escola Cardeal Roncalli, de Frederico Westphalen.
  • 15 horas – Apresentação das invernadas do Minuano CTG, de Iraí.
  • 16 horas – Encerramento oficial da 39ª Mateada.
  • 17 horas – Show com Renan e Grupo Ronda Gaúcha.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da comissão organizadora da 39ª Mateada de Erval Seco