Publicidade
Clima
Forte temporal causa transtornos na região 
Excesso de chuva e forte vento provocaram estragos no interior e área urbana dos municípios
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 17 de outubro de 2023 às 11:24h
Atualizado em: terça, 17 de outubro de 2023 às 11:29h

Um forte temporal na noite desta segunda-feira, 16, atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e deixou muitos prejuízos nos municípios da área de abrangência do jornal O Alto Uruguai. Danos em lavouras, casas destelhadas, quedas de árvores, falta de energia e abastecimento de água foram algumas das consequências ocasionadas.   

Publicidade

Em Ametista do Sul, a Secretaria da Educação suspendeu as aulas devido à forte chuva e vento que destelharam diversas escolas do município. Além disso, estradas foram danificadas, casas destelhadas e vidraças de lojas comerciais quebradas. A prefeitura, junto à Brigada Militar, segue distribuindo lonas para os moradores mais afetados.
No município de Boa Vista das Missões, até o momento, os estragos foram identificados nas estradas do interior e teve uma casa destelhada. As aulas seguem normais no município.
Em Cristal do Sul as aulas também foram suspensas. Estradas foram danificadas e há registros de pontos da cidade sem luz. Já em Dois Irmãos das Missões, não há registros de estragos e as aulas seguem normais.
Durante a madrugada em Erval Seco, o nível das águas do Lajeado Lambedor estava alto. Já na manhã desta terça-feira, 17, voltou a descer. Até o momento, foram registrados estragos na cultura de trigo e estradas. Não há alagamento e registros de destelhamentos.
Em Frederico Westphalen, foram registrados diversos casos de destelhamento em residências, alagamentos na cidade e no interior do município, bem como várias quedas de árvores. Alguns bairros da cidade ficaram sem energia elétrica.
Na cidade de Iraí, alguns pontos estão sem luz na manhã desta terça-feira. Ainda, foram registradas quedas de árvores. O nível do rio Uruguai segue subindo mas, até o momento, não atingiu nenhuma residência. Não foram identificados casos de casas, escolas ou pontos comerciais destelhados.
Em Jaboticaba, há o registro de casas destelhadas e estradas com bloqueio por conta de árvores caídas. A gestão da cidade irá decidir até o meio-dia desta terça-feira, 17, se haverá ou não aula durante a tarde.
Em Novo Tiradentes, as aulas seguem acontecendo. Houve apenas registros de estragos em estradas e lavouras. Em Palmitinho, houve registros de destelhamentos, quedas de árvores e bloqueios parciais de estradas. Além disso houve falta de luz na adutora da Corsan que interrompe o abastecimento de água.
Em Pinhal, apesar do grande volume de chuva, a situação é de normalidade na cidade. Até o momento, houve registros de alguns pontos de estradas danificadas pela forte chuva. As aulas seguem normais no município. Já em Planalto, a maior parte da cidade está sem luz e a administração municipal segue fazendo o levantamento dos estragos nas casas e estradas.
No município de Rodeio Bonito choveu cerca de 200 milímetros desta segunda-feira, 16, à tardinha, até a manhã desta terça-feira, 17. Apesar do grande volume de chuva, não há registro de destelhamentos em casas da cidade. Já no interior há estradas bloqueadas por conta de poças de águas e árvores caídas. A Secretaria de Educação cancelou as aulas nesta terça-feira e quarta-feira. Uma nova avaliação será feita amanhã para saber se as aulas retornam na quinta-feira.
Em Seberi, houve grandes perdas na manhã desta terça-feira, 17. Diversos locais do interior do município há alagamentos. Há registros de casas e pontos comerciais destelhados. A administração segue trabalhando na contabilização dos estragos.
Em Taquaruçu do Sul e Vista Alegre, os municípios estão sem energia e diversos pontos sem internet. Foram registrados estragos nas propriedades rurais, bem como em residências e comércio.
A equipe do jornal AU não teve retorno ainda das lideranças e defesas civis dos municípios de Alpestre, Caiçara, Pinheirinho do Vale e Vicente Dutra.

As administrações de Defesas Civis de todos os municípios da região de abrangência do jornal AU estão fazendo o levantamento dos estragos nas cidades e orientando a população conforme cada necessidade.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU