Publicidade
Solidariedade
Voluntários da região levam "Sementes de Solidariedade" ao Vale do Taquari
Missão conta com a participação de moradores de Seberi
Por: Redação
Publicado em: terça, 03 de outubro de 2023 às 13:41h
Atualizado em: terça, 03 de outubro de 2023 às 14:45h

Voluntários da região estão atuando nas ações de solidariedade do Vale do Taquari. Voltada a atender as necessidades emergenciais de famílias agricultoras de matriz camponesa ou familiar, a Missão Sementes de Solidariedade conta com a participação de voluntários de Seberi, vinculados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cooperativa Camponesa Cooperbio e Projeto Alimergia Continuidade. 
Marcos Joni de Oliveira, presidente da Cooperbio; Bernadete Reis, coordenadora do projeto Alimergia; Viviane Chiarello, dirigente do MPA; e Marcos Corbari, jornalista vinculado ao projeto e ao Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), estão desde o começo das ações atuando no território que foi severamente afetado pelos efeitos do ciclone extratropical que atingiu o estado no começo de setembro. 

Publicidade

A ação, que é coordenada pelo dirigente do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), Frei Sérgio Görgen, e conta ainda com a participação do MPA, MAB, JPCI, CPT, Cáritas e Instituto Koinós já conseguiu reunir recursos para viabilizar a distribuição de 5,5 mil kg de sementes de milho, três mil kg de sementes de feijão, 1,1 mil feixes de ramas de mandioca, 10 mil sachês de hortaliças, cinco mil mudas de árvore frutíferas, mil mudas de plantas medicinais, mil mudas de batata-doce e três mil mudas de flores. "Todos os itens são de origem camponesa, agroecológicos e as sementes são crioulas", explica Corbari, que vem atuando ao lado de Frei Sérgio na mobilização da campanha desde os primeiros dias depois da enchente. 
Ainda, segundo Corbari, a classe camponesa tem essa característica de solidariedade ativa. “Não poderíamos nos omitir neste momento em que tantos companheiros e companheiras tiveram suas unidades produtivas, casas e roçados arrasados pela enchente", aponta Corbari. 

Da região participam também nessa atividade voluntários do MPA de Palmeira das Missões e Liberato Salzano. Nesta quarta-feira, 4, iniciam as entregas dos kits de sementes, ramas e mudas que vão beneficiar 500 famílias no território. As primeiras entregas serão realizadas em Muçum e Arroio do Meio. Ao longo da próxima semana mais 9 municípios vão receber os voluntários da Missão Sementes de Solidariedade. O ponto de referência das equipes da Missão é o Convento São Boaventura, localizado no distrito de Daltro Filho, em Imigrante, mantido pelos frades Franciscanos da Ordem Menor.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU