Histórias que se cruzam. Não foi por acaso que o projeto do novo espaço da Escola Auxiliadora foi assinado pela arquiteta e urbanista Rosana Monteiro. Além da experiência profissional na área, ela também tem mestrado em Educação e direcionou a sua pesquisa justamente para a educação infantil. Ainda, é mãe de três alunos que frequentam a instituição desde pequenos e atua profissionalmente há mais de 20 anos.
Foi então que começou a ser projetada a nova proposta, com a transformação do prédio que abrigava a casa das irmãs da congregação, considerando as premissas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Uma importante mudança para ampliar o atendimento da escola com outros níveis de educação infantil, como o berçário, mas sem esquecer a história da instituição, que foi preservada nas características do edifício. Do projeto à conclusão, a obra foi concluída em um ano.
– Quanto ao projeto, precisamos considerar que o espaço promove o desenvolvimento da criança nessa fase da educação infantil, pois é nesta etapa que eles estabelecem conexões, o contato com o colega, com o professor, são as primeiras relações fora do círculo pai e mãe, fora de casa – contextualiza Rosana.
O projeto foi idealizado pensando no bem-estar das crianças, professores e colaboradores. Acessibilidade, móveis e banheiros infantis com trocadores e chuveiros, idealizados considerando o tamanho dos pequenos, piso vinílico, que proporciona mais conforto acústico e térmico, entre outros cuidados ganharam destaque nessa construção. “Deixamos o espaço mais climatizado, iluminado, proporcionando o desenvolvimento da criança, onde ela possa pegar o brinquedo com as próprias mãos, tendo autonomia dentro da sala de aula”, complementa.
Rosana Monteiro é arquiteta e urbanista, mestre em Educação, e atua há mais de 20 anos na área de arquitetura e urbanismo.
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