O dia internacional do cooperativismo é comemorado em 5 de julho. Para celebrar a data, o Sabadão dos Negócios e a Feira Regional do Cooperativismo aconteceram no início deste sábado, 5, no Largo Vitalino Cerutti. Ao longo da manhã, a entrega de veículos da Prefeitura e o lançamento da campanha “Você não está sozinho, nós estamos com você”, do Fórum Regional do Cooperativismo, foram os principais destaques.
Prefeitura entrega cinco veículos
Desde o início da manhã, foram expostos na Rua do Comércio os cinco novos veículos adquiridos com recursos próprios pela Prefeitura de Frederico Westphalen. Dentre eles, três carros de sete lugares e uma van serão destinados à área da saúde, além de uma retroescavadeira que passará a integrar a frota do setor de obras e agricultura. Secretária da saúde de Frederico Westphalen, Susan Milani comemorou as novas aquisições, explicando que os veículos são necessários no transporte de pacientes e também de equipes que prestam atendimento domiciliar aos cidadãos.
O prefeito Orlando Girardi explicou que esse foi mais um passo no objetivo traçado para 2025. “Nós planejamos o município, os recursos que vierem para o município precisam ser bem utilizados. Embora a dívida seja muito grande, até o fim do ano nós queremos estar com, pelo menos, 60% da máquina pública funcionando.” Girardi ainda acrescentou que o próximo objetivo é a melhoria nas estradas de Frederico Westphalen.
“Você não está sozinho, nós estamos com você”
Outro grande destaque da manhã foi a campanha “Você não está sozinho, nós estamos com você”, lançada pelas cooperativas em alusão ao Ano Internacional do Cooperativismo. A iniciativa visa promover ações até o fim de agosto, conscientizando as pessoas sobre a importância do trabalho feito pelas cooperativas e fortalecendo a parceria entre elas. Eugênio Poltronieri, vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), afirmou que as contribuições do setor são grandes e precisam ter mais destaque. “A gente enxerga o cooperativismo crescendo a cada dia, mas nem sempre as pessoas sentem o efeito deste trabalho, então é importante que seja falado”, afirmou.