Publicidade
Seberi
Romitti Engenharia realiza reestruturação de prédio histórico
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 24 de maio de 2023 às 15:35h
Atualizado em: quinta, 25 de maio de 2023 às 16:05h

O prédio do Moinho, no Centro de Seberi, está em obras, e quem promove a transformação do espaço é a engenheira civil Vanessa Romitti, a arquiteta e urbanista Dhiulia Ciganski, e a designer de Interiores Rúbia Brugnera. 

Saiba mais sobre o prédio do moinho, clicando aqui.

Publicidade

Sobre o projeto do Moinho 
A família Bertinato, atual proprietária do espaço, decidiu transformar o prédio histórico da família, com o aproveitamento da estrutura física existente, e buscou a equipe da Romitti Engenharia para desenvolver o projeto, com um pedido especial: construir um espaço residencial para a moradia do Senhor Valdemar e da sua esposa Beatriz, os proprietários.
A Romitti Engenharia entra nesta história com a responsabilidade de fazer a transformação, aproveitando a estrutura especial feita de pedra e as espessas paredes de tijolos maciços, assim como a riqueza em madeiras com mais de 70 anos de história. O projeto de reestruturação foi desenvolvido em duas partes. No ano de 2020 foi reformada uma parte do prédio, com a construção de uma sala comercial. E, no ano de 2022 se deu início ao projeto final, que em apenas duas semanas de desenvolvimento teve o esboço apresentado à família, sendo aprovada toda a ideia, seguindo somente pequenos ajustes.


O projeto final, com mais de 1.600m², prevê a construção de um espaço residencial em nível térreo, com acesso exclusivo, garagem, espaço de lazer e piscina, e nos andares superiores, mais quatro apartamentos, sendo três apartamentos tipo (iguais) e um duplex com pé direito duplo.
O residencial térreo, que será a moradia dos proprietários Valdemar e Beatriz, foi projetado com cuidado nos detalhes, e contará com ajardinamento e muito uso das madeiras retiradas do interior do prédio. “Quando apresentamos o projeto foi indagado a Beatriz se ela conseguia se imaginar morando no local, e ela respondeu que conseguia se imaginar morando naquele projeto, mas ainda não acreditava que isso tudo era possível naquele espaço. Eu acredito que para eles, especialmente para o Valdemar, morar naquele local, que foi objeto de trabalho de uma vida toda, tem um valor muito grande. Nessas construções históricas muitas vezes as opiniões das pessoas são para que seja removido tudo, começado do zero, mas neste prédio visualizamos um grande potencial, muito poderia ser feito e o projeto ficou realmente muito bom”, destacou a engenheira Vanessa.
Como o principal objetivo da obra é manter o máximo da estrutura original possível, foi projetada estruturalmente a construção interna assim como a ampliação externa, contrastando os traços arquitetônicos originais, que serão restaurados, com novas estruturas contemporâneas. A obra já está em andamento, sendo a construtora Romitti e Kopeski Engenharia e Construção a responsável pela execução da transformação.

Sobre a equipe 
O escritório Romitti Engenharia tem à frente dos atendimentos a Engenheira Civil Vanessa Romitti e a Arquiteta e Urbanista Dhiulia Ciganski, com a parceria da Designer de Interiores Rúbia Brugnera, contando ainda com a colaboração de outros profissionais que complementam os trabalhos em variados segmentos. “Hoje, eu posso dizer, são pessoas com o mesmo espírito, mesma ideia e mesma visão de projetos, de obras, mesma intenção de um resultado. Acima de tudo, é o quanto vamos ver o cliente feliz, como vai ser o trabalho final”, afirma Vanessa.

O escritório, que teve o início de suas atividades em 2017, já conta com um vasto portfólio com grandes projetos desenvolvidos na área residencial, comercial e industrial. Todo o processo é realizado pela equipe da Romitti Engenharia, desde o contato inicial, desenvolvimento de todos os projetos – arquitetônico, estrutural e executivos, assim como o projeto interno de mobiliário e acabamentos -, resolução dos processos burocráticos da obra, desenvolvimento de quantitativos e acompanhamento das compras de materiais, até a execução completa da obra.


Telefone – (55) 9 9622 3353 
E-mail[email protected]
Instagram – @romitti_engenharia @engenheiravanessaromitti @dhiulia_ciganski.arq @rubiabrugnera

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU