Publicidade
Safra
Citricultores realizam colheita e manejos da cultura
Perda das variedades de laranja Valência e Folhas Murchas, podem chegar a 50%, devido à estiagem
Por: Thaane Otero
Publicado em: quinta, 18 de maio de 2023 às 17:21h
Atualizado em: quinta, 18 de maio de 2023 às 17:26h

Conforme o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta quinta-feira, 18, pela Emater/RS-Ascar, a colheita dos citros está começando nas diversas regiões do Estado, acompanhada da realização de práticas culturais e do monitoramento e controle de pragas e doenças. A estiagem afetou a maioria dos pomares no Estado, principalmente das variedades mais precoces.
Na região de Frederico Westphalen, iniciou-se a colheita das bergamotas Caí e Ponkan, e as frutas apresentam boa qualidade de casca. Em razão da estiagem, houve redução do calibre dos frutos, mas, mesmo assim, os produtores estão conseguindo comercializar a sua produção com boa valorização. As variedades de laranja Valência e Folha Murcha estão em fase de desenvolvimento das frutas e de tratos culturais, porém estimam-se perdas que podem ficar entre 40% e 50% devido à estiagem. Além disso, os pomares com variedades precoces de citros sofrem alta incidência de mosca-das-frutas e bicho-furão, que vem causando perdas na produtividade, principalmente em áreas de baixa tecnologia.

Publicidade

Culturas de verão no Estado
Soja:
favorecida pelas condições de tempo seco e ensolarado, a colheita foi retomada e alcançou 92% da área, restando 8% das lavouras em maturação.
Milho: a colheita foi retomada na maior parte das propriedades, atingindo 87% da área cultivada.
Paralelamente, os produtores realizaram a semeadura de plantas de cobertura de solos em áreas programadas para implantação da safra 2023/2024. As plantas de cobertura já estabelecidas apresentam excelente desenvolvimento após a ocorrência de chuvas.
Milho silagem: no período, as atividades de ensilagem também foram retomadas.
Por causa da redução na cotação dos grãos e da falta de estoque de alimentos nas propriedades leiteiras, os produtores estão destinando lavouras de grãos para a produção de silagem. A área colhida ainda permanece em 93% dos cultivos.
Arroz: a colheita alcançou 99% da área cultivada, estando praticamente concluída. Restam algumas lavouras de ciclo mais longo e pequenos talhões marginais a finalizar.
Feijão 1ª safra: a área cultivada em 1ª safra no Estado somou 31.449 hectares. A estimativa final de produtividade é de 1.576 kg/ha.
Feijão 2ª safra: a área destinada ao cultivo totaliza 20.127 hectares. A estimativa de produtividade é de 1.376 kg/ha.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU