Publicidade
Protesto
Indígenas voltam a bloquear a BR-386 em Iraí
Manifestantes protestam contra o PL 490, que limita a demarcação de terras dos povos nativos
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: quarta, 30 de junho de 2021 às 10:12h
Atualizado em: quarta, 30 de junho de 2021 às 14:28h

Uma semana depois de protestarem contra o Projeto de Lei (PL) 490/2007, indígenas da região voltaram a bloquear a BR-386 em Iraí, na manhã desta quarta-feira, 30. O trânsito está interrompido nos dois sentidos, no quilômetro 11 da rodovia, na localidade da terra indígena Goj Veso. No local,  há representantes de aldeias de Benjamin Constant, Faxinalzinho, Lajeado do Bugre, Vicente Dutra, Liberato Salzano, Carazinho e Iraí.

Com paus e pedras, os manifestantes trancaram o trânsito e realizam caminhadas no trecho, com faixas e gritos que expressam contrariedade ao PL 490 e à proposta do marco temporal, que restringe a demarcação de terras indígenas a espaços que estavam sob posso dos povos nativos em 1988, data da Constituição.

O trânsito no local está sendo liberado em alguns momentos ao longo do dia. Não há previsão para que a manifestação se encerre. Apenas veículos de emergência estão autorizados a passarem pelo bloqueio. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e orienta o trânsito. Os protestos ocorrem em várias localidades do país.

Veja aqui um vídeo mostrando manifestação.

Em breve, mais informações

Publicidade
Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Publicidade