Publicidade
Inovação
Administração de FW inicia informatização de processos na Educação
Sistema Web Educação da Digifred possibilita celeridade, segurança e cruzamento de dados em tempo real
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 03 de maio de 2023 às 10:32h
Atualizado em: quarta, 03 de maio de 2023 às 10:41h

Para que o ensino nas escolas esteja em consonância com as mudanças do mundo, a inovação nos processos é necessária. Em Frederico Westphalen, a administração municipal, por meio da Secretaria de Educação (Smec), inicia na próxima semana, um grande processo de desenvolvimento. À frente do sistema que irá trazer mais celeridade, segurança e cruzamento de dados da Educação com as demais secretarias, está a Digifred, empresa de soluções digitais para gestões públicas.  

Publicidade

Sobre o sistema 
O sistema implantado na área educacional municipal é totalmente web, com isso, ele pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel e de qualquer lugar, dando mais agilidade aos processos como registro, fluxo e frequência de alunos, diários de classe dos professores, informações administrativas das escolas, entre outros benefícios. Algo que até então era realizado de forma manuscrita e demandava tempo e recursos para logística. Agora, com o sistema implantado, as diretorias das escolas registram um novo aluno, e a secretaria terá essa informação em tempo real, assim como a emissão de documentos. 
De acordo com a secretária de Educação de Frederico Westphalen, Maria Cristina Aita, a inovação no setor educacional municipal é necessária. “Hoje, nós não podemos ficar para trás no que tange às expectativas de informatização dos processos, e, nesse momento, entendemos que é fundamental que a Educação Municipal tenha essa possibilidade de inovar, oferecendo a todos os segmentos da comunidade escolar a oferta de um sistema que vai operacionalizar e facilitar também o trabalho dos professores”, destaca a secretária. 
A migração do papel para a web também contribuiu na economia da administração municipal, pois com o sistema todos os dados são armazenados em nuvem, de forma digital, sem a necessidade de gastos com papel e impressão, além das economias com equipamentos. 
A secretária destaca, ainda, que a gestão municipal tem investido em tecnologia na educação municipal. No último mês, o prefeito de FW, José Alberto Panosso, recebeu o prêmio de Prefeito Inovador por um programa da Smec, que realizou a aquisição de cerca de 400 notebooks para professores concursados e para laboratórios da rede municipal. 

Segurança de armazenamento com parceria internacional 
O sistema apresentado pela Digifred conta com hospedagem em parceria com a gigante da tecnologia Amazon, o que demonstra a relevância do método e também proporciona mais segurança das informações, no tratamento de dados e nas estratégias antifraude. 

Escolas terão capacitação 
Na terça-feira, 2 de maio, a equipe da Digifred, em parceria com a Smec, realizou uma capacitação com diretores e secretários das escolas municipais para conhecer o sistema e tirar suas dúvidas sobre os processos. 

Cruzamento de informações com demais secretarias 
Com a implantação do sistema, as informações cadastradas pelas escolas, além de estarem disponíveis para a Smec, estarão disponíveis para compartilhamento com demais secretarias, como por exemplo, as Secretarias da Saúde e da Assistência Social. Com isso, estas pastas poderão cruzar informações para acompanhar o bem-estar do aluno, acompanhar o cadastro das famílias em programas federais de suporte, necessidades dos estudantes, entre outros. 

Sobre a Smec
A Secretaria de Educação de Frederico Westphalen é responsável por 17 escolas no município, com 316 professores e 2.448 alunos. Com a implantação do novo sistema desenvolvido pela Digifred, todas as escolas, professores e alunos devem ser cadastrados até o início do segundo semestre letivo. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU