Publicidade
Feiras
Alto custo é motivo do cancelamento da Expo Rodeio Bonito
Última edição contou com gasto de aproximadamente R$ 400 mil
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 18 de abril de 2023 às 10:21h
Atualizado em: terça, 18 de abril de 2023 às 13:42h

Em reunião realizada no mês de março, com a presença do prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte; da secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Cristiane Melo; da presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócio de Rodeio Bonito (Acisa-RB) Ligia Lavratti; do vice-presidente da Acisa-RB, Ricardo Augusto Stefanello, junto com uma comitiva de empresários do município, decidiram cancelar a realização da Expo Rodeio Bonito em 2024.

Publicidade

– O motivo de não realizar a feira em 2024, é o grande custo que um evento deste porte tem. É muito investimento para o pequeno período em que ela acontece, que geralmente é de quatro dias, sendo que o município tem outras prioridades. Também, tem relação com o trabalho exaustivo que compete geralmente a um pequeno grupo de voluntários. Sem falar também do custo elevado para as empresas que participam, que muitas vezes não tiram o investimento durante o evento – explica Ligia.  

Uma nova alternativa

A Acisa-RB está propondo ao município que invista em ações menores, mas com maior frequência, como é o caso do Sabadão da Cooperação, que é realizado seis vezes no ano. “Precisamos ampliar a programação com atrações artísticas e culturais, disponibilizar uma infraestrutura adequada para que as empresas possam, nestes momentos, expor seus produtos e serviços, investir em divulgação para que a região tome conhecimento dessas ações e participem. No dia do Sabadão da Cooperação, o comércio atende em horário especial e promove em seus estabelecimentos promoções e ofertas diferenciadas para que a população tenha a oportunidade de fazer bons negócios”, complementa Ligia.

De acordo com a presidente da Acisa-RB, a ação dará a oportunidade de a associação apresentar as potencialidades, promover ações que demonstrarão os diferenciais do comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócio com maior frequência, não precisando esperar que isso aconteça a cada quatro anos. “Outro ponto importante que será possível realizar é fomentar a circulação de pessoas no comércio, estimulando a competitividade saudável entre as empresas e a geração de bons negócios, e claro, valorizar as ações e projetos de nossas cooperativas e entidades que dão vida ao Sabadão da Cooperação. Temos muito orgulho de dizer que o Sabadão da Cooperação é um projeto que conta com o envolvimento de todas as entidades e cooperativas do município”, diz.

A última feira

A última Expo Rodeio Bonito aconteceu no ano de 2016, entre os dias 14, 15, 16 e 17 de abril. O evento contou aproximadamente 150 expositores de indústria, comércio, agronegócio, agropecuária e artesanato. Em paralelo à exposição, a Expo Rodeio Bonito contou com reuniões, rodadas de negócios, cursos, palestras, seminários, debates, simpósios, workshop, atrações culturais, artísticas e show nacional de Marcos e Belutti. 

Para a realização do evento foi gasto, aproximadamente, R$ 400 mil, entre infraestrutura, shows, divulgação e outros investimentos. 

No ano de 2020, a Comissão Organizadora, junto com os realizadores e apoiadores, cancelaram a feira por conta da pandemia.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU