Publicidade
Temporais
Quando para de chover no Rio Grande do Sul?
Chegada de uma frente quente melhora o tempo na segunda-feira, 6, mas deve voltar a chover já na terça-feira, 7
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 02 de maio de 2024 às 15:54h
Atualizado em: quinta, 02 de maio de 2024 às 16:00h

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de catástrofe com chuva extraordinária e inundações de extrema gravidade que atingem dezenas de cidades e vão se estender a outros municípios com a vazão dos rios e a continuidade da chuva. A instabilidade quase não dá trégua desde o final da semana passada e se agravou nos últimos dois a três dias com precipitações extremas. 

Publicidade

Os acumulados de chuva em municípios do Centro, Vale do Taquari e Serra passam de 500 mm e 600 mm em vários pontos. São marcas equivalentes a um terço da média anual inteira de precipitação. Em Porto Alegre, a chuva em apenas uma semana iguala o que costuma chover em média no outono inteiro com mais de 300 mm, o que se repete na região metropolitana.

A pergunta que todos fazem é quando vai parar de chover? Segundo a MetSul, deve parar de chover no começo da próxima semana. Mas é importante entender todo o contexto da melhora do tempo e o que vai ocorrer até o tempo firmar, mesmo que brevemente. 

Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul esteve sob influência de ar quente e úmido, na periferia de uma massa de ar quente excepcionalmente forte que bloqueava a chuva aqui no Estado. Entre a quarta-feira, 1º, e a quinta-feira, 2, uma frente fria avançou para o Estado, reforçando a chuva.

A MetSul informa que a frente não vai conseguir romper o bloqueio. Ficará semi-estacionária entre esta quinta-feira, 2, e o sábado, 4, no Norte gaúcho e em parte de Santa Catarina, gerando muita chuva. Isso vai trazer mais água para as cabeceiras dos rios que nascem na Serra e provocará cheias em rios que nascem no Norte do Estado, como o Uruguai. 

No domingo, 5, a frente fria recua com uma frente quente que traz instabilidade para diversas regiões gaúchas. Na segunda-feira, 6, a frente quente estará sobre o Uruguai e, então, o ar muito quente do Brasil vai tomar o Estado. O sol vai predominar no Rio Grande do Sul e vai fazer muito calor. Máximas atingirão 35ºC em algumas cidades e podem alcançar 32ºC a 34ºC na Grande Porto Alegre. Na terça-feira, 7, o sol segue predominando com a chuva e os temporais atingindo o Uruguai e áreas próximas nas fronteiras e no extremo Sul.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da MetSul
Vitrine do AU