Apesar de terem sido criadas para facilitar a vida dos motoristas e organizar o fluxo do trânsito nas cidades, as rotatórias geram muitas dúvidas aos condutores. De quem é a preferência? Como funciona?
Conforme explica o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Frederico Westphalen, Giovani Candito, a primeira ação a se fazer próximo a um cruzamento é diminuir a velocidade e redobrar a atenção pois, na maioria dos casos, é onde mais acontecem os acidentes. “Existem rotatórias sinalizadas e as não sinalizadas. Em caso de dúvidas, oriente-se sempre pela placa de Pare”, ressalta o diretor.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o veículo que já está circulando, em tese, terá preferência na rotatória. O artigo 29 do CTB é bem claro: “no caso de rotatória, [tem preferência] aquele que estiver circulando por ela”. Ou seja, os demais condutores devem respeitar a preferência de quem já está na rótula, independentemente do tipo de veículo.
Caso a rotatória não seja sinalizada, os motoristas devem respeitar as placas de Pare, para que o fluxo aconteça da melhor e mais segura forma possível. Candito também ressalta que o condutor jamais pare no meio da rotatória, pois caso ocorra, poderá gerar congestionamento e aumentar a possibilidade de acidente.