Publicidade
Rota das Ametistas
Região contará com circuito de cicloturismo
Lançamento do primeiro trajeto deverá acontecer no início de julho, em Ametista do Sul
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 14 de junho de 2021 às 13:58h
Atualizado em: segunda, 14 de junho de 2021 às 14:21h

Se andar de bike já é uma aventura, além de ser super saudável para o corpo e a mente, imagina praticar esse hobby com amigos, em lugares simplesmente maravilhosos? É com esse objetivo, que a Associação Ametista de Ciclismo, de Ametista do Sul, está planejando o Circuito de Cicloturismo Rota das Ametistas. Segundo o presidente da associação e secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Fábio dos Santos, a ideia é lançar a primeira etapa do circuito já no mês de julho. “Este tipo de iniciativa vem para diversificar e consolidar o turismo nos seus diferentes segmentos, o turismo de aventura e o turismo esportivo. O objetivo é atender a grande demanda de ciclistas que estão buscando a prática desta modalidade, por isso serão criados três trajetos – 18 km, 35 km e 50 km –, sendo que o primeiro pretendemos lançar no próximo mês”, explica o secretário.

Publicidade

Como será o circuito?
De acordo com Santos, o circuito será aberto, onde todos os dias ou fins de semana grupos poderão participar mediante agendamento. “O cicloturismo já é uma realidade global e nós temos o intuito de alcançar ao máximo de pessoas possíveis, desde ciclistas da região, até de vários lugares do país e da América Latina, até porque será um circuito diferenciado, com passagens subterrâneas e toda a questão que envolve a extração da pedra ametista. Além disso, a associação disponibilizará guias que conduzirão os participantes pelo percurso. Se estuda a possibilidade de, com o tempo, as pessoas pedalarem sozinhas, mas neste primeiro momento será por agendamento, onde será feita a condução com toda a segurança, até consolidar o circuito”, detalha o presidente. 

Valores e agendamento
Para participar do Circuito de Cicloturismo Rota das Ametistas, além do agendamento também será cobrada uma taxa para ajudar na manutenção da atividade. “Serão cobrados alguns valores em razão dos custos pelas passagens nos pontos turísticos e a própria conservação das trilhas e sinalização, além do custeio dos integrantes locais em eventos para divulgar o cicloturismo e ações sociais que a associação quer promover”, comenta o vice-presidente, Emerson Pauletti.
Os valores serão definidos nos próximos dias. “Só iremos liberar os agendamentos depois do lançamento oficial. Já temos procura, uma fila de espera, com grupos que querem vir pedalar aqui, mas estamos segurando para melhorar essa questão da pandemia e também ter uma melhor sinalização nos locais”, acrescenta Santos.

A Associação Ametista de Ciclismo
Conforme o secretário de Turismo, a primeira equipe de mountain bike em Ametista do Sul surgiu em 1997. “Depois esse grupo acabou ficando por um tempo adormecido e retornou anos depois com o nome de Grupo de Ciclismo Ametista. No ano de 2002, foi feito aqui no município um desafio de ciclismo, que teve 512 metros subterrâneos, então a ideia de desenvolver o circuito já é daquela época, mas agora, com a crescente do turismo, se viabilizou melhor. Então, em 2021, o grupo foi transformado em Associação Ametista de Ciclismo. A associação não é exclusiva da cidade de Ametista do Sul, ela iniciou aqui, mas tem sócios de Planalto, e não há nada que impede que ciclistas de outras cidades se associem também”, afirma.
Além de Santos e Pauletti, também estão na linha de frente da iniciativa os integrantes Pedro Jorge Pereira, Peter Sidloski e Elisandro de Castro.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU