Publicidade
Dia do Gaúcho
Semana Farroupilha de Caiçara supera expectativas
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 04 de outubro de 2022 às 15:32h
Atualizado em: terça, 04 de outubro de 2022 às 15:38h

O município de Caiçara encerrou as atividades da Semana Farroupilha na última semana. Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, as festividades foram retomadas pela comissão organizadora, composta pelo coordenador Dirceu Antônio Stefanello; pelo vice-coordenador, João Carlos Aquino; primeira tesoureira, Clair Silva de Souza; segundo tesoureiro, Airton José Fabril; primeira secretária, Ignes Trevisan; segunda secretária, Carina Luisa Kurek Tibola; infraestrutura, Éder Cister Theisen; equipe de apoio, Douglas Pires da Silva e Ajaquis Paulinho Lira.
A partir da conquista de recursos, a comissão ofereceu aos caiçarenses uma vasta e diversificada programação, que contou com o acendimento e extinção da Chama Crioula; arriamento e hasteamento dos pavilhões a cargo das escolas municipais e estaduais, Brigada Militar, grupo da terceira idade, CTG Sentinela da Coxilha, administração municipal e comissão organizadora; fandangos com talentos locais com os cantores Léo Lima e Ademir Martins, além de demais grupos, como Tchê Bagual, Gaitaço do Tibola, Tranco Xucro, Xisto Silva Cantoria e os Paisanos; tertúlia livre; missas crioulas; mateadas; e concurso do galpão mais autêntico.

Publicidade

Ganhadores do concurso do galpão mais autêntico
Primeiro lugar: galpão Petry Gaby
Segundo lugar: galpão Transportes Stefanello
Terceiro lugar: galpão de Irineu Marquesan; galpão XTX transportes; galpão Barão Terraplanagem.

Atividades do CTG Sentinela da Coxilha
Com o CTG Sentinela da Coxilha, por meio do Departamento Artístico, que coordena as invernadas artísticas pré-mirim, mirim e juvenil, os munícipes acompanharam espetáculos de danças artísticas e uma homenagem à cidade de Caiçara, por meio de uma coreografia. A música da homenagem foi escrita pelo Xiru de Falas do CTG Sentinela da Coxilha, Elessio Fontana, e interpretada pelos integrantes da invernada juvenil. Além disso, o CTG Sentinela da Coxilha promoveu um entrevero de CTGs junto às invernadas artísticas e acampamento farroupilha.
Por meio do Departamento Cultural do CTG Sentinela da Coxilha, foi organizada uma gincana cultura de prendas e peões, que contou com a participação das pessoas que estavam participando do acampamento. Também foi realizado o 10º Seminário de Peões e Prendas, com o tema “O universo do folclore”, tendo como palestrante a professora Nery Wirt, que contou com a presença de diversas entidades tradicionalistas e coordenadores da 28ª Região Tradicionalista (RT).
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU