Publicidade
Região
Palmitinho: atingidos pela estiagem terão isenção do pagamento de sementes do Troca-Troca
Medida beneficia diretamente os produtores do município, trazendo uma economia de R$ 92.937,60
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 07 de junho de 2021 às 11:54h
Atualizado em: segunda, 07 de junho de 2021 às 12:00h

O município de Palmitinho está entre os contemplados com a anistia no pagamento de sementes do Programa Troca-Troca da última safra 2020/2021. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), no dia 25 de maio.
A anistia beneficia os municípios com decreto de situação de emergência homologados pela Defesa Civil do Estado e atende à demanda dos representantes da agricultura familiar. As entidades pediam para que fosse viabilizado um auxílio as famílias que participam do Troca-Troca e tiveram perdas significativas nas lavouras de milho.
Serão beneficiados aproximadamente 16 mil produtores, que receberam 46 mil sacas de sementes de milho e sorgo por meio de 143 entidades (prefeituras, sindicatos, associações e cooperativas) em 104 municípios. Isso representa exatamente um terço de todo o Programa na Safra 2020/2021. A maior parte dos municípios está nas regiões das Missões, Fronteira Noroeste, Celeiro, Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea e Norte, que sofreram os maiores impactos com a estiagem neste verão. “A notícia é um alento para os agricultores que sofreram grandes perdas com a estiagem e pragas como a cigarrinha. A isenção ameniza um pouco dos prejuízos ocasionados pela estiagem e por insetos, sendo que a safra de milho grão e também o milho silagem estão entre as mais afetadas”, destaca o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Palmitinho, Cleber Sponchiado.
A medida beneficia diretamente os produtores de Palmitinho, trazendo uma economia de R$ 92.937,60, com a isenção de pagamento de 922 sacas de sementes destinadas ao município na última safra. Destas, 532 sacas foram fornecidas pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e 390 pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).
 

Publicidade
Fonte: Prefeitura de Palmitinho
Vitrine do AU