Publicidade
Tradicionalismo
Cavalarianos de FW chegam a Farroupilha
Grupo participou da cerimônia do 70º Congresso Tradicionalista, com a entrega da centelha da Chama Crioula
Por: Cíntia Henker e Suseli Cristo
Publicado em: domingo, 31 de julho de 2022 às 09:56h
Atualizado em: domingo, 31 de julho de 2022 às 10:05h

Os tradicionalistas frederiquenses, que partiram a cavalo rumo a Farroupilha, na manhã do dia 18 de julho, chegaram ao destino final no fim da tarde de sexta-feira, 29, e na manhã de sábado, 30, participaram da cerimônia do 70º Congresso Tradicionalista, com a entrega da centelha da Chama Crioula.

Publicidade

O grupo de sete cavalarianos – Marino Gausmann, Alicildo José dos Passos, Roberto Carlos Cunha, Miguel Girardi, Oldemar Sabino, José Rech e Alessandro Kraftzuk – percorreu mais de 460 quilômetros com a Chama Crioula gerada em Frederico Westphalen, marcando o início do 70° Congresso do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que aconteceu no Parque Cinquentenário, em Farroupilha.

Segundo o conselheiro do MTG, Luiz Paulo Franken, a viagem foi muito tranquila, sem nenhuma intercorrência. “Graças a Deus tudo foi como o esperado. O grupo está muito contente com a receptividade em cada cidade por onde passou e, mais ainda, de ter chego a Farroupilha, cumprindo o propósito”, disse Franken, que junto com Gringo Lima e Edemar Bastiane acompanha os cavalarianos na equipe de apoio.

O congresso

Em outubro de 2021, a 69ª edição do Congresso Tradicionalista aconteceu em FW, sendo a primeira cidade da 28ª Região Tradicionalista (RT) a sediar o evento, considerado um dos mais importantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na oportunidade, os frederiquenses receberam a chama dos cavalarianos vindos de Lajeado, assumindo o compromisso de levar a centelha para a próxima cidade-sede, que é Farroupilha.

O tema central desta septuagésima edição foi o “Cancioneiro Gaúcho”, buscando valorizar a música regional gaúcha, seus compositores, intérpretes e preparar terreno para o centenário de Honeyde Bertussi, em 2023. Durante o evento, representantes de todas as Regiões Tradicionalistas do Estado debateram pautas importantes, além de serem realizadas apresentações artísticas.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU