Publicidade
Educação
Alunos de FW recebem a visita do Elefante Letrado
Mascote da primeira plataforma digital de leitura também desfilou pelas ruas da cidade
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quinta, 07 de abril de 2022 às 13:56h
Atualizado em: terça, 05 de julho de 2022 às 10:24h

Alunos da rede municipal e estadual de Frederico Westphalen participaram de um encontro, na sexta-feira, 1º, com a mascote da Plataforma de Leitura Elefante Letrado, que foi organizado por meio de uma ação da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE). 
No início da tarde, uma carreata pelas ruas da cidade, com apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, foi realizada para receber a figura que simboliza a primeira plataforma digital de leitura para o ensino fundamental. Após, docentes e alunos se concentraram no anfiteatro da Escola Cardeal Roncalli, onde também estiveram presentes as instituições de ensino estadual Nossa Senhora de Fátima, Ciep, Santo Inácio, Monsenhor Vitor Batistella, Castelo Branco e Natália Gadonski, e da rede municipal as escolas Duque de Caxias, Giusto Damo, Irmã Odila Lehnen, Maria Falcon e Vinte e Um de Abril. A Escola Estadual Afonso Pena teve uma programação diferenciada na noite, no salão de atos da URI/FW, em comemoração aos seus 60 anos, onde realizou a apresentação do teatro “O museu desmiolado” e também recebeu a mascote. Em FW, o Elefante Letrado promoveu momentos de muita interação com as crianças, com música, brincadeiras, adivinhas e registros fotográficos.
A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de FW aderiu à Plataforma Digital Elefante Letrado ainda no ano de 2021, no intuito de ampliar a inserção dos estudantes no universo da leitura e da escrita, o que representa um grande avanço para a educação municipal. A plataforma tem como objetivo estimular e oportunizar recursos para o protagonismo do estudante em seu espírito investigativo, de informação e competência da leitura e da escrita, colocando em prática habilidades desenvolvidas com a leitura.
A Elefante Letrado conta com acervo de mais de 500 livros em língua portuguesa, 174 autores de 22 diferentes tipos de gêneros textuais e mais de 400 obras em língua inglesa, alinhados à BNCC. Além disso, disponibiliza relatórios que fornecem dados sobre o aprendizado, como a maneira com que o estudante utilizou o livro, desde o número de páginas que foram lidas, até o tempo que levou para concluir a leitura, auxiliando professores e gestores a promoverem a leitura e a compreensão. Mais detalhes podem ser conferidos em https://www.elefanteletrado.com.br.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU