Publicidade
Geral
Jovens participantes de projetos sociais da Cufa farão intercâmbio nos EUA
Por: Cíntia Henker
Publicado em: terça, 28 de junho de 2022 às 15:30h
Atualizado em: terça, 28 de junho de 2022 às 15:34h

Por meio de uma parceria entre a Cufa de Frederico Westphalen, governo do Estado e o consulado americano, na segunda-feira, 27, foi lançado o programa Sports Diplomacy – SSC, Esporte para a Mudança Social, que oportunizará a oito jovens um intercâmbio em Boston, nos Estados Unidos, em 22 de julho deste ano. 
Todos são integrantes de projetos sociais de artes marciais, presentes e atuantes nas áreas que integram o Programa RS Seguro. 
A cerimônia ocorreu nas dependências do Palácio do Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Junior, o Cônsul-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, os membros da Cufa Frederico Westphalen, Roberto Torres e Vinícius Duarte, da Cufa RS, Paulo Daniel Santos e Ivanete Pereira, secretários de Estado, representantes do Poder Público dos municípios participantes e responsáveis pelos projetos. 
O intercâmbio tem o intuito de capacitar projetos sociais de Artes Marciais, das áreas que integram o Programa RS Seguro, ampliar seus resultados e multiplicar conhecimentos de seus jovens integrantes. 

Publicidade

Constância nas ações em áreas do RS Seguro
Em 2021, a Cufa Frederico Westphalen desenvolveu junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Secretaria de Estado da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Programa RS Seguro, Departamento de Políticas para as Mulheres, Departamento de Políticas para a Juventude), o edital “Ações Culturais das Comunidades”, o qual viabilizou um mapeamento das iniciativas sociais nas áreas que integram o programa RS Seguro. 
A partir disso, foi possível identificar projetos que promovem atendimentos semanais, com artes marciais, de crianças e adolescentes, onde encontram-se os maiores índices de violência e vulnerabilidade social do Estado. Estes indicaram alunos que são moradores das áreas que compõe o RS Seguro, têm perfil de liderança e de educadores, entre 15 e 18 anos, possuem engajamento na comunidade, para além da prática das artes marciais, bem como para multiplicar os conhecimentos e dar continuidade às iniciativas. 
Todos estes fatores foram observados pela Comissão de Seleção, formada durante o processo, integrada por representantes do programa RS Seguro e da CUFA Frederico Westphalen/RS. Posteriormente, dentre as indicações, foram selecionados:

Cidade: Bento Gonçalves
Projeto: Judô da Praça CEU
Modalidade: Judô
Representante: David de Arruda Prates

Cidade: Tramandaí
Projeto: Projeto Social de JiuJitsu Dejone Rambor na Luta pela Paz;
Modalidade: Jiu Jitsu
Representante: João Vitor Rosth Padilha

Cidade: Passo Fundo
Projeto: Grupo Liberdade Casa Grande
Modalidade: Capoeira
Representante: Ronaldo dos Reis Mesquita

Cidade: Porto Alegre
Projeto: Projeto Jiu Jitsu - CJ – CUFA;
Modalidade: Jiu Jitsu
Representante: Gabriel Garcia Gonçalves

Cidade: Pelotas
Projeto: Centro de Desenvolvimento do Dunas
Modalidade: Taekwondo
Representante: Jobert Martins

Cidade: Santa Maria
Projeto: Projeto de Rua para Roda - Centro Social Francisco Leschener;
Modalidade: Capoeira
Representante: Jonathan Loreto Figueiró 

Cidade: Rio Grande
Projeto: Projeto Vasquinho;
Modalidade: Jiu Jitsu
Representante: Maria Eduarda Machado Silveira 

Cidade: Esteio/RS
Projeto: CUFA Esteio
Modalidade: Capoeira
Representante: Kawélly Leonarda de Freitas Nunes

Agenda nos EUA
A programação da viagem, que durará de 22 de julho a 4 de agosto, inclui capacitações com diferentes temáticas, treinamentos diferentes modalidades de artes marciais, programações culturais, visita na Universidade de Harvard, entre outras.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações da Cufa
Vitrine do AU