Publicidade
Cooperativismo
Expedições investigativas despertam curiosidade de participantes do A União Faz a Vida 
Iniciativa do Sicredi envolve estudantes e professores de escolas da região em projetos que geram interesse e engajamento no aprendizado
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 17 de junho de 2022 às 16:30h
Atualizado em: sexta, 17 de junho de 2022 às 16:53h

Propor um processo de ensino-aprendizagem baseado na realização de projetos faz parte da metodologia do Programa A União Faz a Vida, desenvolvido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, em 13 municípios da sua área de atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com ênfase em interações, nos interesses e curiosidades de crianças e adolescentes, e na contextualização das áreas de conhecimento aos elementos das realidades locais, os projetos têm como característica principal a pedagogia ativa e participativa.
Nesse sentido, a Cooperativa está dando assessoria às escolas que têm o programa implantado. Para começar o ano letivo, foi realizada oficina com os professores de todos os municípios envolvidos para sensibilizar os educadores, visando à incorporação desta metodologia que traz alunos e docentes como protagonistas. Também foram disponibilizadas assessorias individuais aos educadores, como forma de oferecer o suporte que eles precisam para desenvolver o programa. Após, foi feito o planejamento das atividades pedagógicas do ano, a fim de que o método possa integrar o dia a dia da disciplina.
Para compor o projeto, os alunos estão sendo convidados a participar de uma experiência em um território, chamada de “expedição investigativa”, para despertar a curiosidade. De acordo com a assessora de Programas Sociais da Cooperativa, Ana Claudia Selonk Busatto, por meio de perguntas que os estudantes vão fazendo durante estes momentos, efetivamente é observado e inserido no contexto escolar tudo o que será desenvolvido no ano, através das dúvidas das crianças e adolescentes.
– Quando atendemos esta curiosidade, naturalmente despertamos no estudante uma maior integração e desejo pelos assuntos expostos em sala de aula, pois durante o ano ele vai tendo as respostas das indagações que ele fez durante a expedição investigativa, que podem ser através de visitas, palestras, filmes, documentários, entre outros. Aí vem o protagonismo, pois o aluno se interessará cada vez mais nos conteúdos e em participar do A União Faz a Vida, pois veem que as indagações estão sendo atendidas dentro do projeto – explica Ana Claudia.
Uma das professoras que integra o A União Faz a Vida é a alfabetizadora da Escola de Educação Básica José Zanatta de Taquaruçu do Sul/RS, Maria Luiza Fleck. A docente está feliz em poder desenvolver o programa, pelos benefícios que observa nos seus alunos.
– Na fase de alfabetização as crianças estão descobrindo o mundo letrado e para enriquecer ainda mais este processo é necessário instigar a curiosidade, o prazer e o encantamento. E o A União Faz a Vida traz esta prática pedagógica na sua essência, pois alunos e professores fazem parte de todo o processo. Estamos engajados e acreditamos que desta maneira, através de projetos, a prática pedagógica e as aprendizagens dos educandos, serão sempre mais significativas. Como alfabetizadora, posso dizer que estamos em um processo de pertencimento do programa, pois confio nesta proposta que busca, cada vez mais, uma educação de qualidade – finaliza a docente.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU