Publicidade
Ação social
Alunos da URI/FW são destaque em prestação de serviços à comunidade
Todos os cursos da universidade promovem práticas de extensão e estágios na região
Por: Thaane Otero
Publicado em: quarta, 15 de junho de 2022 às 18:17h
Atualizado em: quarta, 15 de junho de 2022 às 18:20h

A participação efetiva na comunidade local e regional, sempre fez parte dos propósitos da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Com mais de 14 mil diplomados, a URI/FW insere profissionais formados com capacidade de atuar nas mais diversas áreas, comprovando através da qualificação destes egressos, a excelência do ensino oferecido. Além dos já formados, anualmente, na universidade, aproximadamente 300 alunos são contratados em estágios remunerados, prestando serviços à sociedade.

Publicidade

A URI/FW
A universidade é reconhecida regionalmente por estar presente na comunidade de diversas formas, como por meio de serviços prestados, através dos laboratórios de análises clínicas e agroindustriais, da Editora da URI e de participação em eventos nacionais e internacionais, trazendo à região inovações e referências nas diferentes áreas do conhecimento, e possibilitando formação continuada.

A URI também promove a internacionalização dos estudantes por meio de convênios com diversos países do mundo e oferece cursos de pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado, com turmas no RS e em Rondonópolis/MT, em convênio com a Faculdade IBG Business School. Cursos de especialização de até dois anos com ênfase no cotidiano das organizações também são ofertados na instituição.

Outros convênios da URI/FW são com prefeituras, secretarias municipais e empresas da região, promovendo oportunidades aos estudantes de experienciar práticas de suas áreas durante a formação.

Estágios e projetos de extensão
Os universitários da URI em programas de estágio atuam nas mais diversas áreas do mercado de trabalho. Hoje, existem aproximadamente 235 alunos em estágios remunerados, 133 sendo contratados pelo Centro de Integração Empresa-Escola, e os outros em locais como Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Câmara de Vereadores e demais empresas de estágios.

Além de oferecer programas de estágios obrigatórios, a universidade também possui projetos de extensão que, por meio das práticas, oferecem serviços e resultados à comunidade. A extensão, na URI/FW, dispõe de 10% da carga horária de cada curso de graduação, que é aplicada à comunidade regional e extensão para formação continuada de diferentes segmentos sociais. Professores e estudantes da instituição, por meio da extensão, oferecem à comunidade conhecimento e novas oportunidades.

Nos últimos meses, várias atividades de extensão foram desenvolvidas pela URI , em diversos municípios, e na universidade de forma presencial e também on-line, envolvendo todas as áreas do conhecimento, como cursos da área da saúde de Bandagem Funcional, Ventosaterapia, Auriculoterapia e Aplicação em Injetáveis.

Os docentes da URI também promovem formações para professores nas cidades do estado, como em Iraí, Coronel Bicaco e Palmitinho, além de palestras sobre Cultura e curso de Excel em parceria com a Cotrifred. Outros eventos de extensão previstos para os próximos meses são formações de professores nas cidades de Dois Irmãos das Missões, Palmitinho, Iraí e na Escola Estadual Técnica José Cañellas em Frederico Westphalen.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU