Publicidade
Região
Legislativo de Iraí aprova projeto de plantão médico diurno no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
Vereadores visitaram casa de saúde, que passou por reformas e adquiriu novos equipamentos
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 31 de maio de 2021 às 17:52h
Atualizado em: segunda, 31 de maio de 2021 às 17:58h

A Câmara de Vereadores de Iraí aprovou, recentemente, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 035/2021, que autoriza a administração municipal a efetuar adequações no convênio mantido com a Sociedade Hospitalar Nossa Senhora Auxiliadora às reais demandas vigentes. De acordo com o projeto, haverá a inclusão de serviços de plantão médico diurno por quatro horas diárias a serem realizados nos períodos das 7 horas às 7h30min, das 11h30min às 13h30min e das 17 horas às 19 horas, de segunda-feira a sexta-feira. “Esta adequação visa atender uma demanda aberta em nosso município, que é a ausência de atendimento nos intervalos em que não há funcionamento no posto de saúde e também após o expediente deste que se encerra às 17 horas e o plantão noturno no hospital se inicia às 19 horas. Com esta medida terá atendimento em tempo integral para os munícipes”, comenta o presidente do Poder Legislativo, Paulo Martins.

Publicidade

Hospital passa por reforma e adquire novos equipamentos
Em visita à casa de saúde iraiense, no dia 17, os vereadores tiveram a oportunidade de verificar os avanços que a diretoria conseguiu realizar nos últimos anos, incluindo uma ampla reforma de suas dependências, aquisição de vários equipamentos, tais como 10 camas para internação clínica com três manivelas, 10 camas e 20 armários de metal, aquisição de uma autoclave 100 litros, aquisição de quatro monitores multiparametros que são utilizados para monitoração cardíaca, temperatura, pressão arterial e oxigenação; quatro bombas de infusão utilizadas para dosagem de medicação e alimentação de sonda, além de aparelho eletrocardiógrafo 12 canais. O hospital também foi contemplado com o “Programa RGE nos Hospitais”, com a instalação do sistema fotovoltaico com 190 placas solares e dois inversores. 

Quase 40 mil procedimentos ambulatoriais em 2020 
No encontro, o presidente da casa de saúde, Domingos Antonio Costa; o tesoureiro, Marco Antonio Scheffer; e o diretor, Eder Adriano Lehmann, também apresentaram aos vereadores um “balanço” das atividades do hospital. “Os dados são geralmente desconhecidos pela população, mas representam um trabalho de grande utilidade não somente para Iraí como para os municípios vizinhos. Somente no ano de 2020, foram realizadas 566 internações clínicas, 280 internações psiquiátricas, 46 cirurgias, 38.965 procedimentos ambulatórias, 29.769 exames de laboratório e 1.269 raio-X”, detalha a assessoria de imprensa do Poder Legislativo.

Fonte: Câmara de Vereadores de Iraí
Vitrine do AU