Publicidade
Saúde
Casos de dengue diminuem cerca de 75% na região
Municípios da 2ª CRS tiveram 761 pessoas infectadas com a doença até maio de 2020. Em 2021, no mesmo período, total registrado é de 190
Por: Joana Kraemer
Publicado em: domingo, 30 de maio de 2021 às 16:57h
Atualizado em: domingo, 30 de maio de 2021 às 17:01h

Diferente do que ocorre no Estado, onde os registros de pessoas infectadas pelo Aedes aegypti aumentaram, na região o número reduziu nos primeiros meses de 2021.Todos os anos, a problemática da dengue assola a região do Médio Alto Uruguai, apresentando altos índices de contaminação em diferentes municípios. As condições socioambientais favoráveis para a reprodução do mosquito possibilitaram proliferação, principalmente no verão, causando surtos da doença frequentemente.  
De acordo com os dados coletados pelo jornal O Alto Uruguai, a partir de informações da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), até maio de 2020, a região de abrangência da 2ª CRS havia registrado um total de 761 casos confirmados, sendo sua maioria em Três Passos, com 443 pessoas infectadas. Em comparação com o mesmo período deste ano, os dados apresentam uma queda significativa na região, com a diminuição de cerca de 75%. Outro dado relevante sobre o assunto é a diminuição do número de cidades, de 11 em 2020, para cinco em 2021, com registros de confirmações de dengue. Em contrapartida, o Estado apresenta crescimento de 83,3% no número de municípios infestados pelo mosquito, totalizando até agora 414 cidades. 
Mesmo com a diminuição expressiva dos casos confirmados na região é necessário evitar a reprodução do mosquito, para reduzir os índices de transmissão da doença. Para isso, é preciso adotar medidas de prevenção por toda a comunidade, como o acúmulo de água, manter os ambientes limpos, pois os ovos depositados pelo mosquito podem permanecer intactos por meses, dando origem a novos ciclos de contaminação com a doença.
 

Conteúdo restrito a assinantes
Vitrine do AU