Publicidade
Semana Santa
Venda de peixes acontece a partir deste sábado na região
Por conta da estiagem e calendário de outras atividades, apenas 12 municípios estarão fazendo a comercialização até o próximo dia 15
Por: Natalie Soares
Publicado em: sexta, 08 de abril de 2022 às 14:26h
Atualizado em: sexta, 08 de abril de 2022 às 14:40h

A comercialização de peixes, que tradicionalmente acontece durante a semana que antecede a Páscoa, inicia já a partir deste sábado, 9, em alguns municípios da área de abrangência do jornal O Alto Uruguai. Por conta da estiagem e calendário de outras atividades, apenas 12 cidades estarão fazendo a venda até o próximo dia 15 – Sexta-feira Santa.
Neste ano, as comercializações irão se concentrar na área central dos municípios e em algumas propriedades particulares. Além das administrações municipais, em algumas cidades as vendas terão o apoio das Secretarias de Agricultura e Emater/RS-Ascar, como forma de incentivo aos produtores que foram fortemente prejudicados por conta da seca.
Em razão da estiagem, a Emater/RS-Ascar orienta aos produtores que façam a retirada de poucos peixes a cada dia, sem secar os açudes, mantendo a produção. "Sabemos que os piscicultores necessitam vender, ainda mais em um período em que muito provavelmente haverá redução de consumo, mas devemos ter toda a atenção para que não haja mais prejuízos", observam os extensionistas.

Publicidade

Confira a comercialização nos municípios:
Alpestre: venda em algumas propriedades do interior. Mais informações podem ser obtidas na Emater do município.
Ametista do Sul: na quarta-feira, 13, a partir das 9 horas, haverá comercialização em frente à Secretaria de Agricultura. 
Cerro Grande: na quarta-feira, 13, no turno da tarde, também como programação da Semana do Município, a venda de peixes acontecerá na Feira Municipal de Produtos Agrícolas, Artesanatos e Peixes.
Cristal do Sul: na quarta-feira, 13, das 8 horas ao meio-dia, ocorrerá a venda na Praça João Cardoso Pinto.
Frederico Westphalen: a venda de peixes ocorrerá diretamente em algumas propriedades do interior, como na da família Magalski, próximo à comunidade da Ponte Preta, a partir de terça-feira, 12, até a quinta-feira, 14, e com alguns feirantes neste sábado, 9, na Feira do Produtor.
Iraí: na quinta-feira, 14, das 8 horas às 16 horas, no Pavilhão de Agricultura Familiar, aos fundos da prefeitura, haverá venda integrada à Feira do Produtor.
Novo Tiradentes: neste sábado, 9, das 8 horas às 11 horas, na Praça Reinaldo Grespan, integrada à feira mensal do município, a comunidade poderá encontrar peixes à venda.
Palmitinho: na quarta-feira, 13, e quinta-feira, 14, das 9 horas às 16 horas, a comercialização acontecerá na praça da matriz.
Pinheirinho do Vale: haverá venda somente em propriedades do interior. Mais informações podem ser solicitadas na Secretaria de Agricultura e Emater do município.
Rodeio Bonito: terça-feira, 12, das 9 horas às 16 horas, na Praça Gildo Possamai, a venda ocorre junto à Feira da Saúde e a Feira da Agricultura Familiar.
Seberi: de terça-feira, 12, a sexta-feira, 15, a comercialização acontecerá na Praça Nossa Senhora da Paz, por iniciativa do produtor Marcos de Castro (Gauchinho).
Taquaruçu do Sul: na quarta-feira, 13, e quinta-feira, 14, durante todo o dia, produtores estarão comercializando peixes no trevo de acesso à cidade.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU