Publicidade
Ametista do Sul
Conheça o Centro de Mineralogia, um espaço voltado ao estudo dos minerais
Por: Cíntia Henker
Publicado em: sexta, 18 de março de 2022 às 17:03h

Além das atrações turísticas e belezas naturais, Ametista do Sul também é uma cidade repleta de história, conhecimento e informação. Um exemplo disso é o Centro de Mineralogia, um espaço voltado a um estudo mais aprofundado dos minerais. 
– Aqui esclarecemos tudo sobre os minerais, inclusive o que há em nosso município. Temos observação por meio das lupas gemológicas, para que os visitantes possam capturar todos os detalhes. Falamos sobre a descoberta de vários minerais e do trabalho da mineração em Ametista do Sul – explica a sócio-proprietária, Leomara dos Santos. 
Com uma ampla variedade de pedras, muita informação e uma extensa área verde, o Centro de Mineralogia conta com uma mina preservada, para que os visitantes consigam entender como todo o processo de extração da pedra é feito. Além disso, também é possível conhecer o “Memorial do Garimpo”, um espaço com equipamentos utilizados antigamente, que guarda muitas lembranças dos profissionais. 

Publicidade
Publicidade

LF Joias e Geoparque
Em anexo ao espaço, os visitantes também podem conferir diversos produtos disponíveis na LF Joias. “Aqui temos uma grande variedade de semijoias, pedras para decoração e muitas opções de minerais para quem curte esta parte mais mística”, conta Leomara. 
Além disso, com o propósito de preservar a história e proporcionar conhecimento geológico sobre geodos de ametistas, surgiu um novo empreendimento, o Geoparque subterrâneo. Em breve, assim que as obras forem concluídas, o Centro de Mineralogia estará neste novo espaço, com uma grande variedade de atrações. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai