Publicidade
Cultura indígena
Projeto "O Povo Kaingang" realiza apresentações em municípios da região
Iniciativa contou com a participação de indígenas da comunidade Goj Veso de Iraí
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: sábado, 22 de maio de 2021 às 10:17h
Atualizado em: sábado, 22 de maio de 2021 às 10:37h

Os participantes do Projeto "O Povo Kaingang – Um espetáculo de cultura nativa e história" encerraram os trabalhos com apresentações realizadas em sete municípios gaúchos (Iraí, Frederico Westphalen, Itatiba do Sul, Nonoai, Passo Fundo, Santa Maria e Pinheirinho do Vale).

Publicidade

Todos os eventos foram transmitidos ao vivo através da página oficial do projeto, no Facebook, obedecendo a todas as normas de segurança e recomendações dos órgãos de saúde, devido às exigências da pandemia.  

O projeto, capitaneado pela Central Única das Favelas de Frederico Westphalen (Cufa-FW), teve aprovação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS. Os participantes da ação foram os indígenas da comunidade Goj Veso, de Iraí.

O objetivo do projeto foi buscar a valorização da cultura, tradições, costumes e fortalecer a língua materna Kaingang. Durante alguns meses, os indígenas tiveram aulas de música, ministradas pelo professor Guilherme Henrique da Silva, e de dança, coordenadas por Ana Jacqueline Nunes. Também, os próprios integrantes da comunidade foram os responsáveis por elaborar os trajes utilizados durante as apresentações, de maneira artesanal.

Geração de renda

Outro objetivo da ação foi o incremento de renda aos indígenas, a fim de amenizar os impactos causados pelo avanço da pandemia da Covid-19. Desta forma, ao fim do circuito de apresentações, todas as famílias da comunidade receberam um cachê.

Além disso, o projeto deixará à disposição para a comunidade um site oficial que concentra a história da Goj Veso, registros fotográficos da produção e do espetáculo em si, além de uma loja on-line – a qual ainda está em fase de elaboração – visando oferecer um canal eletrônico de comércio de produtos artesanais indígenas.

Os recursos para o projeto foram provenientes da Lei Aldir Blanc, por meio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e Secretaria do Estado da Cultura do RS.

 

Fonte: O Alto Uruguai/Cufa-FW
Vitrine do AU