Publicidade
Turismo regional
Rota Águas e Pedras realiza reunião para formalizar registro da marca
A iniciativa garantiria a criação de uma associação e evitaria o uso indevido da marca
Por: Mariane Brandão
Publicado em: quarta, 19 de maio de 2021 às 15:32h
Atualizado em: quarta, 19 de maio de 2021 às 15:37h

Ancorada no potencial das belezas naturais da região, a Rota Águas e Pedras representa um roteiro que contempla atrativos localizados em vários municípios do norte gaúcho. A identidade, há anos utilizada pelo setor do turismo e também amplamente divulgada em todo país, passará por um processo de formalização, como foi definido pelas lideranças do setor durante reunião do Fórum Regional de Turismo, realizada na manhã da última sexta-feira, 14. A marca contemplará também as atrações do turismo de saúde, religioso e cultural.

Publicidade

No encontro, presidido pelo coordenador regional das Águas e Pedras, Alberto Freo, foram definidas as próximas etapas para regularizar o nome no registro de marcas e patentes, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A iniciativa garantiria a criação de uma associaçãoParte superior do formulário e ainda evitaria o uso indevido da marca, que já é considerada de domínio público. Parte inferior do formulário

– Daremos o passo de registrar a marca e formalizar uma instituição, ou seja, a criação de uma associação/consórcio, para que o desenvolvimento regional do turismo possa avançar ainda mais – explica Fábio dos Santos, representante do Conselho Estadual de Turismo e secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Ametista do Sul. Ficou definido também que os custos para a formalização da rota, bem como da instituição que a representará, será dividido entre os municípios integrantes. Na conferência estiveram presentes representantes dos municípios de Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí e Planalto.

Mapa Turístico do Brasil

No encontro, foram discutidas atualizações das informações dos municípios no Mapa Turístico do Brasil, turismo rural, a importância do colegiado e trabalho integrado para o desenvolvimento do turismo regional e informações da reunião do Comtur estadual.

Importância regional

Fundada nos anos 90, a Rota Águas e Pedras abrange 18 municípios gaúchos, que incluem Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Planalto, Frederico Westphalen, Iraí, Nonoai, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito, Seberi, Rio dos Índios, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra e Vista Alegre. Inicialmente, a rota era chamada de “Rota das Águas e Pedras” e, por uma questão de números de caracteres exigidos, desde 2020, passou a utilizar “Rota Águas e Pedras”, que constitui um atrativo turístico para descanso e lazer, cultura e tratamento de saúde.

– O município e empresários que fazem parte da região ou mapa turístico são habilitados a buscarem recursos do Ministério do Turismo, seja para investimento, via prefeituras e associações, de novos empreendimentos ou melhoria daqueles que já estão atuando. Nós temos que, cada vez mais, procurar desenvolver e apresentar melhores serviços para os nossos visitantes e buscar nos adaptar às inovações e exigências do mercado – ressalta Alberto Freo, coordenador do Fórum Regional Águas e Pedras

Fonte: O Alto Uruguai