Publicidade
Região
Jovem agricultor de Vicente Dutra ajuda família a permanecer no campo após a morte do pai
Willian Vendrusculo assumiu todos os afazeres do patriarca e garantiu a sustentação da família
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 17 de janeiro de 2022 às 10:08h
Atualizado em: segunda, 17 de janeiro de 2022 às 10:14h

O gosto de atuar no campo veio desde a infância, quando começou a ajudar o pai no trabalho nas terras da família, no interior de Vicente Dutra. Porém, o que Willian Vendrusculo não esperava era perder o patriarca tão cedo. Em 2019, quando Willian estava com 21 anos, o pai faleceu. Mesmo jovem e com muitas incertezas, o agricultor não desistiu e seguiu os ensinamentos assimilados ao longo da vida. “Eu sabia que minha mãe e irmã dependiam de mim, então não fraquejei. Fui em busca de aprender o que eu ainda não sabia, como lidar com a parte burocrática da propriedade, como trabalhar com bancos, como comprar e vender produtos. Foi uma transição difícil, pois eu não estava preparado para isso. Mesmo assim, sabia que precisava ser forte e com a ajuda da família fomos superando os desafios”, conta Vendrusculo.
Mas, além de se reerguer emocionalmente, o produtor precisou encarar também uma seca, assim que assumiu as terras. “Perdemos uma safra inteira de milho. Para conseguirmos passar por esta situação contamos com o apoio do Sicredi, por meio do Proagro, pois tínhamos financiado nossas lavouras. Depois veio uma safra boa de soja e conseguimos nos reerguer”, relata o produtor.
Esta força de vontade de Willian ultrapassar as dificuldades é citada pela mãe, Tânia Sali Vendrusculo. “Ele cresceu vendo o pai trabalhar, gostava de estar junto, se empenhava para acompanhar o dia a dia no campo. Por ter este gosto pela agricultura, assim como eu tenho, sempre desejamos permanecer na roça. Então, tudo o que fazemos é com gosto, garra e vontade. Meu sonho é ver meus filhos evoluindo, ver a Eduarda na faculdade – ela quer ser médica-veterinária –, enfim, vê-los realizados”, diz a mãe.

Publicidade

O apoio da cooperativa
De acordo com Vendrusculo, o Sicredi foi fundamental para ajudar a família a superar as dificuldades. “Logo que o pai faleceu, fui na instituição para saber em que poderiam nos apoiar. Depois de receber as orientações, optei por financiar maquinários, equipamentos, implementos, lavouras, sistema de irrigação, casa e carro. Nunca pensei que eu teria tanto apoio do Sicredi e que eles se preocupariam tanto conosco. Se não fosse a cooperativa, com certeza, não seria o que sou hoje, não teríamos o que conquistamos, incluindo os maquinários também. Graças à confiança do Sicredi, estamos lucrando com as lavouras e vamos crescer ainda mais”, frisa o associado. 
 

Fonte: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Fotos
Vitrine do AU