Publicidade
Covid-19
Estado altera modelo e cria os 3 As
Novo sistema será baseado por avisos, alertas e ações, substituindo as atuais cores de bandeira no monitoramento e controle da pandemia no RS
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: sexta, 14 de maio de 2021 às 17:38h
Atualizado em: sexta, 14 de maio de 2021 às 17:42h

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou no fim da tarde desta sexta-feira, 14, o novo modelo para monitoramento e enfrentamento da pandemia. Como já havia anunciado, o atual modelo de distanciamento controlado foi substituído pelo chamado Modelo 3 As. Desta forma, o sistema com cores de bandeiras deixará de existir.

Publicidade

Conforme o Executivo gaúcho, a mudança acontece diante do aprendizado da pandemia já conquistada pela população, pelo modelo antigo ter se tornado muito complexo, e visa deixar mais simplificado e colaborativo a definição de restrições e regramentos.  

Os três “A” que compõem o novo modelo são o Aviso, Alerta e Ação. O aviso é emitido quando se detecta uma tendência pelo Gabinete Estadual de Gestão de Crise de alta de casos, registro instável de dados ou lentidão na vacinação. Os avisos são encaminhados para os comitês técnicos regionais. No aviso, a região precisa redobrar a atenção, mas não necessariamente obriga a adoção de alguma mudança de regramentos.

Já o alerta é emitido quando surgir uma tendência grave em algum dos indicadores monitorados. Nesses casos, o comitê regional tem 48 horas para responder e apresentar um plano de ação a ser adotado, detalhando sobre os motivos que gerou aquele alerta e detalhamento o que será feito para mitigar a tendência de alta. Se o gabinete de crise estadual aceitar o plano, ele é divulgado e entra em vigor imediatamente. Em não aceitando, o comitê estadual poderá adotar posturas e tomar providências.

Monitoramento das regiões

Conforme o governo gaúcho, o monitoramento da situação vai ser constante pelo gabinete de crise estadual, mas sem a adoção dos indicadores que haviam anteriormente. “Isso permite adotar novas formas e anexar mais informações. Tudo que será feito será publicitado, região por região”, diz o governador Eduardo Leite.

Segundo o Executivo estadual, haverá publicação diária de boletins regionais no site sistemas3as.gov.br, detalhando informações como casos confirmados, óbitos, internações e vacinações, além de trazer comparativos com a realidade estadual de região Covid por região.

Protocolos a serem adotados

Em relação aos protocolos a serem adotados no novo modelo, existirá o protocolo geral obrigatório, que valerá para todo o Estado. Ele é definido pelo governo estadual e servirá para todos os municípios, população e atividades. Entre os regramentos deste protocolo, estará uso de máscara, distanciamento mínimo entre pessoas, realização de busca ativa de trabalhadores, priorização de trabalho remoto, controle de lotação máxima, disponibilidade de álcool nos estabelecimentos, entre outros.

Já os protocolos específicos por atividade, que são definidos pelos comitês regionais, tiveram redução 143 atividades abrangidas para 42 grupos de atividades, dando mais simplificação ao processo. Em caso de a região não possuir um protocolo regional já criado, o Estado elaborou um protocolo padrão que pode ser adotado pelos municípios da região.

Além disso, os protocolos específicos obrigatórios precisarão ser aprovados por, no mínimo, dois terços dos municípios que integram a região Covid e obedecer aos protocolos gerais e aos protocolos obrigatórios. Entre as definições dos protocolos específicos está a vedação de clientes em pé em locais e vedação da liberação pista de danças em estabelecimentos, por exemplo.

Ainda, haverá os protocolos específicos variáveis, onde será possível aos municípios da região definirem questões como a quantidade de pessoas conforme o espaço dos estabelecimentos, volume de música em ambientes, entre outros.

O atual modelo estará em vigor até a meia-noite deste sábado, 15. O novo modelo entrará em vigor a partir do domingo, 16.

Fonte: O Alto Uruguai/Governo RS
Vitrine do AU