Publicidade
Filantropia
Câmara de FW e CRC firmam parceria na campanha "Valores que Ficam"
Objetivo da ação é incentivar aos contribuintes a destinação de parte dos valores de Imposto de Renda devido às entidades sociais do Estado
Por: Adriano Dal Chiavon
Publicado em: sexta, 14 de maio de 2021 às 17:00h
Atualizado em: sexta, 14 de maio de 2021 às 17:03h

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen firmou parceria e se tornou uma instituição apoiadora da campanha "Valores que Ficam", iniciativa do governo estadual e da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS) que busca incentivar a escolha, por parte dos contribuintes, de entidades gaúchas para destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido. 

Publicidade

A legislação permite que até 6% do valor pago em IR pelos contribuintes, possam ser destinados ao Fundo da Criança e Adolescente e Fundo da Pessoa Idosa de onde, posteriormente, os valores são encaminhados para entidades sociais das áreas. 

A parceria da Câmara de FW foi firmada com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), já que neste ano, a declaração do IR poderá ser realizada até 31 de maio. "Nossa intenção é auxiliar as entidades que prestam um serviço primordial para a nossa comunidade, por isso, buscamos todas as alternativas para viabilizar o aporte de recursos e essa é mais uma delas” salientou o presidente do Legislativo Jorge Alan Souza.

Conforme os termos da parceria, a Câmara frederiquense irá auxiliar na divulgação da campanha interna e externamente. "A iniciativa tem o objetivo de informar a comunidade sobre a possibilidade de destinação desses valores devidos do Imposto de Renda para entidades beneficentes. Com essa iniciativa, é possível ajudar a transformar a vida de milhares de crianças e idosos. E o mais importante: o cidadão não paga nem um centavo a mais para isso. Basta indicar esta opção ao fazer a declaração completa do Imposto de Renda”, explica a delegada regional do CRC, Salete Sidloski. 

Apesar disso, a delegada pondera que o município de FW ainda não possui um fundo do idoso, o que obriga que os 3% destinados à área precisem ser encaminhados para outros municípios. Mas, o Fundo da Criança e Adolescente está em pleno funcionamento na cidade frederiquense e apto a receber os montantes.

A importância dos recursos reside no fato que, em 2020, o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 21% nas destinações do Imposto de Renda, chegando ao montante de R$ 17 milhões arrecadados.

Como destinar o valor

Se você mesmo for fazer a sua declaração:

1 -  Vá até o site da receita baixe o programa para Declaração do Imposto de renda;

2 -  Preencha no modo declaração completa com deduções fiscais;

3 – Selecione a opção doação diretamente na declaração

4 – Preencha todas as abas corretamente, na parte da doação o próprio sistema fará a conta;

5 – Ao finalizar gere a DARF e conclua a sua declaração do Imposto de Renda.

Se o contador fizer a declaração:

1 – Todos estão aptos e conhecem o programa, basta você manifestar o interesse de fazer a doação.

Quem pode participar

- Pessoas Físicas que entregam a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo;

Quem tiver Imposto de Renda a pagar: pode destinar até 3% para cada fundo – Idoso e Criança – até o máximo de 6%;

Quem tiver Imposto de Renda a restituir: destina da mesma maneira e, quando vir a restituição, corrigida pela SELIC, terá o valor abatido da restituição.

 

Fonte: O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU