Publicidade
Histórias que inspiram
De funcionário a proprietário: empreendedor realiza sonho em Pinheirinho do Vale
Empresário Luiz Carlos Macalli, adquire posto de combustíveis, investe e é referência no serviço no município
Por: Redação
Publicado em: quinta, 02 de dezembro de 2021 às 15:57h

O desejo de ter o seu próprio negócio nunca saiu da cabeça de Luiz Carlos Macalli, morador de Pinheirinho do Vale. Mas até conseguir realizá-lo, por décadas Luiz foi funcionário, já tendo trabalhado em postos de combustíveis em Itapiranga (SC), em São Paulo e depois em Pinheirinho do Vale, empresa que estava alugada a outro proprietário, mas que Luiz, por um período, administrava como colaborador.
Como ele conheceu a esposa Dulce Naue e ambos construíram uma casa, queria permanecer no município. Então, Luiz adquiriu uma borracharia, mesmo não sendo o seu sonho de negócio, para poder sustentar a família. Mais tarde, em sociedade com o cirurgião-dentista, Derli Giehl, comprou o Posto Pinheirão, seu atual empreendimento. 
“Depois de um tempo, o meu sócio não conseguia me ajudar a cuidar da empresa, pois tinha outros afazeres, e me propôs a venda da parte dele. Como eu queria muito continuar à frente do empreendimento, fui no Sicredi e consegui o financiamento”, conta Macalli.
– A vida toda o Luiz teve expectativa de investir e crescer. E, sendo o único dono, ele começou a evoluir mais, colocou restaurante também e está desenvolvendo o negócio como sempre quis. Ele é trabalhador, dedicado, entusiasmado, por isso acredito que vai alcançar ainda mais sucesso, pois gosta do que faz e já emprega várias pessoas. Torço que cresça cada dia mais – frisa Giehl.

Publicidade

A família
A ajuda da esposa foi fundamental nesse processo. “Assim que ficamos como únicos proprietários, instalamos uma lancheria, anexo ao posto. Mesmo sendo professora 40 horas, antes de ir à escola, deixava os lanches prontos para o dia. Para contribuir com a renda, ainda fazia bolos, cucas e sobremesas para vender. Como me aposentei, resolvemos construir o restaurante, o que também tem dado certo. Sempre soube que com vontade, garra e determinação conseguimos chegar mais longe e nós estamos comprovando isso”, ressalta a esposa.
Luiz é grato pelo apoio que recebe. “A minha família sempre esteve do meu lado, me dando o suporte que precisei. Meu sonho era ser proprietário de um posto e, hoje, fomos ainda mais longe, pois temos também um espaço para servir alimentação. Sinto muito orgulho de tudo o que conquistamos e da família que construímos. Sou grato por tudo o que tenho”, justifica o empresário.

O Sicredi
O empreendedor tem o Sicredi como parceiro. “A Cooperativa sempre esteve me ajudando a realizar os projetos e sou muito feliz por isso. Se não fosse o financiamento que me foi liberado, eu teria mais dificuldades de comprar 100% do posto. Então, sou muito grato por todo o suporte que sempre recebi da instituição”, reforça Luiz.
O colaborador, Alexandre Witeck, assegura que é gratificante poder ajudar o associado a realizar seu sonho. “Nas visitas que fazemos na empresa do Luiz comprovamos que o que ele almejou conseguiu conquistar, com o apoio da instituição. Isso nos dá grande alegria e nos motiva a continuar apoiando iniciativas que possam desenvolver o associado e também os municípios onde estamos presentes”, afirma Witeck.
 

Fonte: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Vitrine do AU