Publicidade
Movimento Água 360º
Corsan lança projeto em prol da sustentabilidade hídrica
Conjunto de ações acontece nos eixos cuidado, educação, turismo e serviços
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: segunda, 22 de novembro de 2021 às 17:26h
Atualizado em: segunda, 22 de novembro de 2021 às 17:33h

De toda a água disponível no planeta, 97,5% é salgada e não é adequada ao consumo nem para a irrigação. Apenas 2,5% da água disponível é doce, sendo a maior parte (69%) de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras; 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 
Diante desta situação, a importância da conservação da água para o equilíbrio e o futuro do planeta torna-se cada vez mais vital e exige ações para além do saneamento básico, que venham propor soluções ambientais em todas as etapas do caminho da água. Uma destas iniciativas é o movimento Água 360º, da Corsan, que foi lançado com o intuito de buscar a sustentabilidade hídrica com a participação da sociedade, ampliar a visão sobre a água e também um convite ao cuidado com esse bem essencial para todos.

Publicidade

Movimento contempla ações em quatro eixos
Para que esse movimento aconteça, foram criados grandes eixos que contemplam as ações de tecnologia e inovação que a companhia está desenvolvendo e que necessitam da participação da população para o ciclo se desenvolver. 
O convênio vai fomentar práticas transparentes de recuperação e conservação de áreas de proteção permanente (APPs) associadas às nascentes, garantindo um apoio que beneficia diretamente a sociedade e os usuários da água e valoriza as propriedades rurais e as fontes de abastecimento. 

Cuidado 360º

Diversas ações da Corsan se refletem no cuidado com os recursos hídricos, como forma de garantir o abastecimento de água regular e a sustentabilidade dos seus processos. 
A partir de investimentos recentes, a companhia tem como objetivo reduzir as perdas físicas (água perdida na rede de distribuição) e comerciais (água que é utilizada pela população, mas não faturada), além da substituição de bombas obsoletas e outros equipamentos que são grandes consumidores de energia elétrica.
No contexto de sustentabilidade dos processos, estão em andamento projetos e ações de gerenciamento de resíduos como lodo das Estações de Tratamento de Água, que pode se transformar em subproduto, garantindo uma destinação final sustentável. 

Educação 360º

A Corsan implantou, em 2020, um Programa de Educação Ambiental, na qual estabelece diretrizes e metas paras as ações de educação ambiental na companhia. Atualmente, a Corsan conta com mais de 300 multiplicadores ambientais que desenvolvem atividades nos municípios atendidos. Visando a padronização das ações e melhoria na qualidade, está sendo realizado em parceria com o Senai um curso de capacitação dos multiplicadores ambientais, onde os colaboradores aprendem conteúdos técnicos do saneamento e estratégias didáticas de ensino. 


Turismo 360º

As ações para a conservação dos recursos hídricos e cuidados com o meio ambiente, não apenas pela Corsan, mas por toda a sociedade, repercutem diretamente na melhoria do ambiente em locais que abrigam o turismo, atraindo mais pessoas. O que também vai se refletir na base da economia desses municípios.
A Corsan tem ações em andamento que visam reduzir a contribuição de esgoto, e assim, conservar o corpo hídrico em regiões de turismo do Rio Grande do Sul como Norte, Litoral e Serra.

Serviços 360º

Os processos de tratamento de água da Corsan acompanham as inovações atuais com o objetivo de automatizar o serviço e de qualificar ainda mais o atendimento. A ETA 4.0 visa a implantação de sistema de tecnologias e metodologias inteligentes, para automatizar as análises e o controle de parâmetros de potabilidade na Estação.
Qualificar o atendimento também é atender a população de baixa renda. Esse é o objetivo do programa Água, Vida e Cidadania, que leva abastecimento de água para as famílias, em áreas de ocupação consolidada, que não têm acesso à água tratada de qualidade, oportunizando mais saúde, dignidade e cidadania.

Como podemos cuidar juntos?
- Fortalecer o plano de investimentos por meio de parcerias com as prefeituras.
- Ampliar as parcerias locais com profissionais de educação.
- Projeto Pagamento por Serviços Ambientais. 
- Buscar inovação e tecnologia por meio de parcerias com universidades e hubs de inovação.
- Inspirar a colaboração. O cidadão pode compartilhar seus projetos de sustentabilidade com a sua prefeitura e com a Corsan.
 

Fonte: Corsan
Vitrine do AU